Cidade Mirim ensina noções de trânsito às crianças e jovens

Semana Nacional
Cidade Mirim ensina noções de trânsito às crianças e jovens

Os eventos ocorrem no Várzea Grande Shopping


18/09/2018    86

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Com objetivo de ressaltar o comportamento responsável como medida para a redução de acidentes e de vítimas no trânsito, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Guarda Municipal está realizando de 18 a 25 de Setembro, uma programação alusiva à data para alunos das Escolas Municipais de Várzea Grande (EMEBs), com a construção da “Cidade Mirim de Trânsito” no Várzea Grande Shopping. Na programação da Semana Nacional do Trânsito estudantes que passarem pelo local  receberão orientações e noções de regras básicas de trânsito.

Na Cidade Mirim foi construída uma pista com sinalização de trânsito mostrando na prática como é o exercício do trânsito, com placas de sinalização, vertical e horizontal, orientação, semáforos e carinhos de brinquedo simulando o dia a dia do trânsito da cidade, além de estacionamentos prioritários para idosos, gestantes e deficientes. Na abertura da Semana Nacional do Trânsito, a EMEB “Antônio Salústio Areias”, foi  contemplada com a iniciativa da Guarda Municipal, por meio do projeto “A Arte de Proteger”.

De Acordo com secretário da Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, a programação é uma aula prática experimental do conteúdo teórico que é desenvolvido anualmente nas unidades de Educação. “A Semana Nacional do Trânsito”, com a “Cidade Mirim do Trânsito” é um complemento prático de um minicircuito composto por ruas, semáforos, placas de sinalização (horizontal e vertical), faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. Eles aprendem a se portarem no trânsito, e consequentemente teremos um trânsito mais seguro com respeito, gentileza e prevenção”, explicou.

O comandante da GM disse ainda que a iniciativa tem o propósito de conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de promover a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável. “O trânsito é um ambiente coletivo, mas a escolha é individual, cada escolha gera consequências, que afetam todos. Com esse público aqui presente, o objetivo é despertar a consciência que eles precisam ter sobre o trânsito. O próprio tema já diz, eles precisam fazer a escolha correta e fazer a diferença”.

Conforme o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis a atividade da Guarda Municipal não só  visa atingir aos alunos, mas toda a comunidade escolar - professores, direção e pais - e está em sintonia com a Semana Nacional de Trânsito. Trata-se de uma ação prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vista à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento do compromisso de valorizar a vida.

“As atividades da Semana Nacional do Trânsito são fundamentais, pois a violência no trânsito, infelizmente, é um processo crescente. Uma das formas de se inibir é conscientizando crianças e adolescentes sobre os perigos da imprudência”, destacou Silvio Fidelis.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, a Semana do Trânsito ocorre anualmente em todo o território nacional. Além de buscar a preservação da vida na dinâmica viária, as atividades promovidas integram o Sistema Nacional de Trânsito que buscam aliar poder público e cidadãos na construção de relações pacíficas no dia a dia das ruas das cidades.

 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG