A Prefeitura de Várzea Grande está empregando em torno de R$ 5 milhões para viabilizar a obra e equipamentos da Upa do Grande Cristo Rei, entre recursos  próprios e do Governo Federal. A unidade já está com 80% das obras concluídas. A UPA fará parte de uma rede que inclui pelo menos outras três policlínicas, a do próprio Cristo Rei, Unipark e Parque do Lago, fora outras unidades básicas de saúde ou postos espalhados por toda a região.

Com esta obra estaremos potencializando e qualificando ainda mais a assistência à saúde para o nosso município e aprimorando os mecanismos de gestão no que diz respeito à fiscalização. “O Ministério da Saúde disponibilizou o Sistema de Monitoramento de Obras, uma ferramenta que mede o andamento da execução, seguindo padrões e portarias o que nos ajuda e muito na cobrança dos prazos. Esta obra está dentro do cronograma e vamos entregar para a população ainda neste ano”, explicou o secretário Municipal de Saúde Diógenes Marcondes.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de acompanhar os trabalhos finais da obra, na manhã desta  quarta feira (19) acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde Diógenes Marcondes, equipe técnica, lideres comunitários e o vereador Valdemir Bernardino, o Nana. De acordo com o projeto arquitetônico, a nova UPA está sendo edificada como Porte I, com sete leitos de observação e atuará na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

“Estamos todos unidos na busca de oferecer uma saúde de qualidade para toda a população”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos. Lembrando que inicialmente a UPA do Grande Cristo Rei será Tipo 1 mas futuramente ela poderá avançar para Tipo 3, ampliando sua capacidade de atendimento.

“É um sonho de a nossa gestão poder construir unidades que atendam as necessidades da nossa população por mais saúde, como o caso da UPA Ipase que já demonstra grande resolutividade no atendimento, o Hospital e Pronto Socorro com 18 mil atendimentos /mês. Nossa unidade do Ipase completou 02 anos de funcionamento com a realização de mais de 1 milhão e 500 mil procedimentos médicos, com a inclusão do odontológico em mais de 300 mil pacientes e se tornou inclusive referência do Ministério da Saúde para outras unidades de Mato Grosso. O que queremos é esse resultado, unidades funcionando com a política da humanização no atendimento”, explicou a prefeita.

Mas o resultado positivo é verificado também pelo nível de aprovação da população. “Muito bom. A obra está sendo muito bem executada. Vai melhorar muito o nosso bairro. É muito bom ter atendimento de saúde perto de casa. Estou bastante satisfeita. A população não precisará mais pegar ônibus. Ser atendido em um lugar com tudo novinho vai ser maravilhoso", comemora Edvany Fátima de Souza, moradora ao lado da Upa do Cristo Rei.

Saí com o remédio na mão

Já para dona Helena Seni de Souza, líder comunitária e moradora do Cristo Rei há mais de 40 anos, a construção desta unidade de saúde é muito esperada por todos. Ela conta que teve problema de saúde e foi a um médico particular, e não resolveu o seu problema. Resolveu procurar a unidade do SUS – Upa do Ipase e tudo melhorou para sua saúde. “ Já fui recebida por um caloroso abraço e um grande sorriso do médico. Fiz exames e saí com o remédio na mão. Então esta Upa do nosso bairro vai atender no mesmo modelo, e todos serão bem acolhidos como eu fui.Só temos que agradecer a prefeita”, disse ela.

Para o presidente da Associação dos Moradores de Bairro, Gonçalo Catarino Brandão, a unidade de saúde vai amenizar e muito as necessidades de saúde desta grande região. “ É uma obra bastante esperada e temos a confiança na gestão que está fazendo o seu melhor para todos nós. Não vamos precisar sair do Grande Cristo Rei para sermos atendidos. A Saúde Pública está melhorando muito, e temos a grata satisfação de sermos escolhidos para edificação desta tão importante obra de serviços essenciais”, concluiu.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes resumiu a execução desta obra, como uma demonstração de força, empenho, dedicação e respeito com que a prefeita Lucimar Sacre de Campos trata a saúde pública.

As UPAS fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, onde suas estruturas são organizadas e integradas para atenção às urgências, que seriam os atendimentos de cortes, infarto, derrame, além de ter uma estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

“Com a experiência que implementamos com sucesso na UPA Ipase, aonde resolvemos até 97% dos casos, reforçamos a estrutura do Hospital e Pronto Socorro para aqueles casos mais graves e agora quando a Upa do Cristo Rei funcionar, as filas vão diminuir consideravelmente  bem como o tempo de espera para o atendimento”, explicou Diógenes Marcondes.