Alunos da EMEB Ana Francisca ganham aula de campo no SESC Porto Cercado

Gincana do Projeto 3 Rs
Alunos da EMEB Ana Francisca ganham aula de campo no SESC Porto Cercado

Durante a visita, os alunos receberam orientações e refletiram sobre o desenvolvimento sustentável


28/09/2018    112

Campeões da gincana de recolhimento de material reciclável do Projeto 3 Rs - Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda, em 2018, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Ana Francisca de Barros” do bairro 23 de setembro, foram premiados com uma Aula de Campo no SESC Porto Cercado em Poconé. A escola arrecadou mais de 2 mil quilos de material reciclável de um total de 16 toneladas de resíduos que poderiam ter sido lançados no meio ambiente de forma irregular.

Durante o passeio realizado nesta semana, acompanhados pelo diretor Rodolfo Cesar Correa da Costa, por professores e técnicos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, os alunos receberam orientações e puderam fazer reflexões sobre o desenvolvimento e consumo sustentável, energias renováveis, uso racional da água, agricultura sustentável, poluição das águas e do ar causado pelo descarte irregular de lixo na natureza e a fauna e flora da região pantaneira.

Durante a visitação, orientados por educadores ambientais, alunos e professores puderam conhecer espaços como o Centro de Interpretação Ambiental – CIA, o borboletário, a coleção de insetos e o formigueiro. Os espaços de educação ambiental do Sesc Porto Cercado são destinados aos visitantes com o objetivo de oferecer experiências e sensações transformadoras a partir do contato do visitante com informações, curiosidades, imagens e sons que ilustram a beleza extraordinária do Pantanal e sua importância para o mundo.

De acordo com o professor Vagner César Barros, um dos coordenadores da Educação Ambiental da SMECEL, Porto Cercado é um circuito que visa comunicar, informar e sensibilizar as pessoas no que se refere à proteção da biodiversidade do Pantanal, destacando os esforços do Sesc Pantanal nesse sentido.

Antes de retornar para Várzea Grande, o grupo ainda teve a oportunidade de passar pelo Centro Cultural da cidade de Poconé,  local onde se pode conhecer um pouco mais da história do município com acervo de peças antigas, um pouco do folclore, o local possui também uma sala para a guarda das vestimentas do tradicional Grupo dos Mascarados.

Segundo o professor Vagner, além da EMEB “Ana Francisca de Barros”, as escolas Júlio Correa, Senhora Dirce Leite, Salvelina Ferreira da Silva, Gonçalo Domingos, Tenente Abílio da Silva, Apolônio Frutuoso da Silva, Antônio Joaquim de Arruda, José Estejo e Ednilson Francisco Kolling também foram atendidas este ano de 2018 pelo Projeto 3Rs – Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda, que é desenvolvido pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parcerias com várias empresas públicas e privadas.

De abril a setembro, período em que o Projeto 3 Rs é realizado, várias ações são realizadas nas escolas como feiras, exposições, aulas conceituais, oficinas de reciclagem de papel, recolhimento de material reciclável e em espaços externos como a visitação de forma programada das escolas na Fábrica de Refrigerantes Marajá, onde os alunos são recebidos para uma palestra onde conhecem as ações ambientais praticadas pela empresa e visitam as instalações da indústria.

A classificação geral da gincana de coleta de resíduos 2018 ficou assim: 1° lugar EMEB Ana Francisca de Barros; 2° lugar Ednilson Kolling; 3° lugar EMEB Julio Correa; 4° lugar EMEB Senhora Dirce Leite De Campos; 5° lugar EMEB Ten. Abílio; 6° lugar EMEB Apolônio Frutuoso; 7° lugar EMEB José Estejo De Campos; 8° Lugar EMEB Antonio Joaquim; 9°lugar EMEB Profa. Salvelina Ferreira Da Silva; e 10°lugar EMEB Gonçalo Domingos de Campos.

Campeã da gincana do Projeto 3 Rs em 2017, a EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” participou da gincana como convidada e arrecadou 2.894,7 quilos de material. Os materiais arrecadados são adquiridos pela empresa RECICLARTE e os recursos são revertidos em materiais e equipamentos de uso coletivo dos alunos nas escolas.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG