Ouvidoria Cidadã atinge meta de 91% dos atendimentos consolidados no 2º quadrimestre deste ano

Cidadania
Ouvidoria Cidadã atinge meta de 91% dos atendimentos consolidados no 2º quadrimestre deste ano

A meta em longo prazo é de elevar o percentual de respostas aos cidadãos de 0% a 100% até 2033


04/10/2018    274

De janeiro a agosto de 2018, a Ouvidoria Cidadã da Prefeitura Várzea Grande realizou 550 atendimentos. O meio de comunicação mais utilizado pelos cidadãos para registrar as suas solicitações, sugestões e críticas destinadas ao Poder Executivo foi o telefone gratuito 0800 647 41 42 . Os trabalhos consolidados pelas secretarias municipais de Várzea Grande, no que tange a resolução das demandas recebidas pela Ouvidoria Cidadã, no período de janeiro a agosto, tiveram uma solução rápida e eficaz, o que possibilitou a Prefeitura Municipal atingir, já no mês de agosto, 91% - o percentual de resposta dada ao cidadão.

De janeiro a agosto, a Ouvidoria Cidadã, registrou 540 chamadas referentes a solicitações de serviços, destas 492 foram prontamente atendidas e 48 tiveram respostas justificadas e com o tempo previsto para solução do problema. De acordo com a tabela consolidada dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana foi a que mais contabilizou em solicitações, seguida pelas secretarias de Viação, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Saúde e Educação, respectivamente.  

De acordo com a projeção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), até dezembro de 2018 o município deveria atingir 92,49% de resolutividade.  A meta em longo prazo é de elevar o percentual de respostas aos cidadãos de 0% a 100% até 2033.

O Controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro, disse que esse percentual mostra que a demanda recebida via Ouvidoria Cidadã tem sido resolvida pelas diferentes pastas da Administração Pública, e em um curto espaço de tempo, o que vem demonstrando celeridade nos trabalhos desenvolvidos, e acima de tudo, resposta rápida as solicitações dos munícipes. “Essa evolução vem sendo observada mensalmente, na ocasião em que codificamos os dados referentes às solicitações e os índices de resolutividade alcançada por cada setor. Antes mesmo do ano findar, a meta estabelecida para 2018 será alcançada”, comemorou.  

Kleber Ferreira disse ainda que a Ouvidoria Cidadã se consolidou como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal, o que tem contribuído de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. O Sistema de Ouvidoria de Várzea Grande – interligada com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União - e - UOV.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Às vezes a área responsável pela solução do problema não tem tempo hábil para executar o serviço, porém nenhuma demanda deixa de ser atendida”, destacou.

Para Ivanilde, além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a Controladoria Geral do Município tem sido interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos.

Por: Kátia Passos - Secom/VG