Guarda Municipal integra Forças de Segurança nas eleições 2018

Eleições 2018
Guarda Municipal integra Forças de Segurança nas eleições 2018

A principal ação da Guarda Municipal será o ordenamento do trânsito


04/10/2018    217

A Secretaria de Defesa Social - por meio da Guarda Municipal, estará compondo neste domingo (7), o Gabinete de Gestão Integrada, juntamente com as polícias Civil, Militar e Federal, na atuação de segurança pública aos eleitores, que estarão durante todo o dia, se deslocando aos colégios eleitorais. Os trabalhos terão início às 6h da manhã e com término previsto após a conclusão da apuração dos votos, das eleições gerais 2018.

“Nosso planejamento operacional está pronto, vamos atuar com 35 agentes, oito viaturas, seis motos e patrulhamento a pé em todos os locais de votação espalhados por toda a cidade. Para ampliar a execução dos trabalhos o nosso efetivo, neste ano, terá a participação também dos agentes que trabalham no setor administrativo”, destacou o secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

O secretário também informou que as Avenidas Castelo Branco esquina com a Filinto Muller e Couto Magalhães, localizadas no entorno da sede do Tribunal Regional Eleitoral do município, serão interditadas a partir das 16 horas. “O acesso a essas vias será liberado apenas para as pessoas que farão entrega de urnas eletrônicas e as que irão trabalhar na apuração dos votos. Para isso os agentes da Guarda Municipal estarão orientando o trânsito, bem como a segurança do local”.

Assim como nas eleições anteriores, os Guardas Municipais estarão também atentos as questões envolvendo a comercialização de bebidas alcoólicas, bem como as chamadas ‘boca de urna’. “Toda e qualquer denúncia com relação a esses fatores, serão encaminhados ao Gabinete de Gestão Integrada que irá determinar os procedimentos a serem seguidos. Os nossos policiais já estão capacitados para agir no caso de possíveis flagrantes. Se por ventura ocorrer acidente de trânsito, a Guarda Municipal estará também dando total prioridade à ocorrência”, comentou Homero Dias.  

“A expectativa da corporação é que no domingo tudo ocorra de forma muito tranquila e que a votação seja garantida ao eleitor. Vamos integrar as Forças de Segurança em busca da garantia da lei, da ordem para que as eleições transcorram num ambiente passivo. Compete aos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) monitorar e dar solução imediata a qualquer tipo de ocorrência que venha a interferir no processo eleitoral. A nós, da Guarda Municipal, a coordenação do trânsito, principalmente em pontos de congestionamento, e em locais de votação. Estamos preparados e prontos no cumprimento de mais esta missão”, assegurou o secretário de Defesa Civil, Homero Dias.

Por: Kátia Passos - Secom/VG