A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vai celebrar a data alusiva ao ‘Dia da Criança’ com a realização da etapa final da segunda edição do Circuito Funcional Kids. O evento está programado para ocorrer no dia 10 de outubro, quarta-feira, das 8 às 12h, no mini estádio Basílio Tavares, no bairro Ipase.

De acordo com o superintendente de Esportes, Jadir Pereira, o Circuito Funcional Kids, implantado o ano passado nas escolas da Rede Pública de Várzea Grande, é uma ação desenvolvida pelos técnicos da Superintendência nas escolas com o objetivo de oferecer atividades lúdicas e competitivas aos alunos, propiciando benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que, além da aprendizagem de movimentos, são destacados princípios do treinamento funcional como:  trabalho e integração das diferentes capacidades físicas - coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade - desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como transferência do movimento, que nada mais é do que aplicabilidade dos movimentos aprendidos em atividades do dia a dia.

As disputas do Circuito Funcional Kids são organizadas em duas categorias: Categoria A, para alunos nascidos entre 2006 a 2009, e categoria B, para alunos nascidos entre 2010 a 2013.

Na primeira fase da edição deste ano do Funcional Kids, as escolas da rede pública foram dividas em seis polos, com disputas realizadas nos mini estádios dos bairros Ipase, Cristo Rei, Chapéu do Sol, Mappim, Souza Lima, Bonsucesso, Sadia 1 e Sadia 3. As disputas classificatórias ocorreram durante todo mês de agosto e tiveram a participação de cerca de 4 mil alunos. Atletas das categorias A e B competiram, e dois dos participantes que percorreram o circuito com 13 obstáculos pontuando com o menor tempo foram classificados.

Segundo Jadir, este ano o Circuito Funcional Kids contou com a participação de 40 escolas e 12 equipes de cada categoria que estão classificadas para as disputas da grande final no dia 10 de outubro no Ipase. “Vamos finalizar o Funcional Kids com a premiação dos alunos, distribuição de brindes e muitas brincadeiras para comemorar o Dia da Criança”, informou.

Para o secretário Silvio Fidelis, o Circuito Funcional Kids, implementado pela Educação no ano passado, traz mais um diferencial no processo pedagógico educacional para a rede pública de Várzea Grande. “Essa atividade que alia atividade física com experiências lúdicas, melhora a motricidade e suas valências como lateralidade, coordenação motora e equilíbrio, garantindo a criança mais autonomia, desenvolvendo sua auto confiança e inclusão social”, destacou.