'Abraço Rosa' abre Campanha de Prevenção contra Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero, em Várzea Grande

Saúde da Mulher
'Abraço Rosa' abre Campanha de Prevenção contra Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero, em Várzea Grande

O evento será realizado às 17h30 e abre oficialmente, a programação do 'Outubro Rosa'


09/10/2018    241

Um enorme Abraço Rosa abre a Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, em Várzea Grande, em frente ao Paço Municipal Couto Magalhães. O ato simbólico faz um alerta para a importância dos cuidados com a saúde da mulher. O “Abraço Rosa”, será realizado às 17h30 e abre oficialmente, a programação do “Outubro Rosa”. A partir desta data, o prédio da prefeitura ficará todas as noites iluminado com a cor rosa, em alusão à luta contra o câncer de mama e de colo de útero.

Ao longo do mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar, em todos os postos de saúde, para mulheres, palestras com orientações, exames preventivos (CCO), autoexame e outras ações relacionadas ao tema. Os atendimentos irão ocorrer de segunda a sexta-feira tanto nas Policlínicas, quanto nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde. A recomendação é que se façam os exames preventivos ao menos uma vez por ano para evitar esses tipos de cânceres.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos reforça que a Campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo despertar a atenção da população feminina para a importância da prevenção aos vários tipos de cânceres que acometem as mulheres, seja qual for a faixa etária. “A campanha Outubro Rosa é de cunho educativo e de alerta para os cuidados com a saúde da mulher. Mas o cuidado com a saúde deve ser levado a sério durante todo o ano. Várzea Grande tem o Centro Integrado da Mulher, o CIM, que está de portas abertas e com ações o ano todo dedicadas exclusivamente à saúde da mulher. O ‘Abraço Rosa’ é mais um convite à reflexão para todas nós mulheres de que a saúde é o nosso bem mais valioso e deve ser tratada e cuidada com muito carinho”, destacou a prefeita.

Faz parte da programação atrações como, a Banda Municipal e apresentação de dança do Outubro Rosa pelo grupo juventude ativa. Todas as Pastas da Administração Municipal participam do grande ato que pretende reunir centenas de várzea-grandenses vestidos de rosa em alusão a campanha. 

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, afirmou que o município está preparado para atender a todas as mulheres do município, ajudá-las a cuidar da saúde e a prevenir o câncer. “A nossa Rede está com toda sua estrutura à disposição, investindo principalmente na prevenção, mas também preparada para dar o suporte médico necessário às mulheres que, porventura, precisarem de tratamento para o câncer de mama”, declarou.

Diógenes ainda pontua que é necessário que todos tenham consciência de que nos dias atuais, a prevenção é um dos mais importantes aliados para se enfrentar toda possível doença, lembrando que, os índices de cura para qualquer uma delas chegam a mais de 90% se forem tratados logo de início. Por isso a importância de que tanto as mulheres como também os homens realizarem constantemente exames de prevenção, não apenas contra o câncer de mama, mas também contra todas as doenças.

Outubro Rosa - Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Por: Letícia Kathucia - Secom/VG