Prefeitura começa serviço de limpeza e manutenção de cemitérios para o Dia de Finados

Dia Santo
Prefeitura começa serviço de limpeza e manutenção de cemitérios para o Dia de Finados

Várzea Grande possui 13 cemitérios públicos


22/10/2018    401

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana já deu início ao trabalho de limpeza interior e exterior e restauração estrutural dos cemitérios públicos localizados em todo o município, compreendendo os localizados na região urbana e rural. A ação objetiva proporcionar um ambiente limpo e seguro para as pessoas que irão visitar os cemitérios públicos no Dia de Finados, em 2 de novembro.

Embora os trabalhos sejam realizados periodicamente, equipes fazem serviços como varrição, capinação, pintura de meio-fio e remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso, poda de árvores, corte de grama .

O titular da pasta, Breno Gomes, lembra que muitas famílias costumam ir ao cemitério no dia 1 de novembro quando é comemorado no calendário católico o Dia de Todos os Santos, “Por isso o trabalho de manutenção será realizado até a véspera do dia de finados, garantindo o apoio às famílias que tradicionalmente, costumam fazer reparo e limpeza nos jazigos”, explicou.  

Segundo o secretário as ações que estão sendo feitas nos cemitérios públicos garantem mais conforto as famílias que forem visitar os locais nesta época, onde o número crescente de pessoas prestam homenagens aos seus entes queridos. A expectativa da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é que cerca de 30 mil pessoas visitem os 13 cemitérios públicos da cidade no dia de finados e os particulares.

Em Várzea Grande existem 13 cemitérios públicos: Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera) e os Cemitérios dos bairros da Guarita, Costa Verde, Cristo Rei, Capela do Piçarrão, Limpo Grande, Pai André, Parque do Lago, Praia Grande, Souza Lima, Capão Grande e Passagem da Conceição. No bairro Jardim do Estado está localizado o Cemitério Particular – Recanto da Paz – considerado um dos maiores cemitérios do município.     

No dia 2 de novembro as secretarias de Defesa Social e Serviços Públicos estarão montando logística tanto de segurança como de mobilidade, para garantir o acesso ao grande número de pessoas que normalmente concentram neste dia 2 de novembro, nos cemitérios municipais. Haverá itinerário especial de ônibus, com linhas extras e horários ampliados nas rotas próximas aos cemitérios. A Guarda Municipal também estará dando suporte na ação com a segurança do trânsito.

Por: Kátia Passos - Secom/VG