Alunos da escola Ana Francisca participam do Projeto ASAS no aeroporto

Educação Básica
Alunos da escola Ana Francisca participam do Projeto ASAS no aeroporto

Desde o início do projeto em 2017, mais de 25 escolas foram atendidas perfazendo um total de 750 alunos


05/11/2018    104

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Ana Francisca de Barros’, do Bairro 23 de Setembro, conheceram na semana passada o funcionamento do setor de segurança e prevenção de incêndio do Aeroporto Internacional Marechal Rondon bem como empresas de taxi aéreo e o hangar da Polícia Militar de Mato Grosso, onde tiveram a oportunidade de ver de perto o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas CIOPAER e conhecer a parte interna de uma aeronave comercial.

Os alunos acompanhados por professores e pelo diretor Rodolfo César Correa da Costa, juntamente com a equipe de gabinete do vereador Ícaro Reveles, realizaram a visita através do Projeto ASAS, que desde o seu início em 2017, já atendeu 25 escolas, perfazendo um total de 750 alunos que puderam conhecer as instalações e o trabalho dos profissionais que atuam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

De acordo com o Coordenador de Segurança Operacional do aeroporto, Joenil Marques Ribeiro, o projeto tem servido para orientar e educar as crianças sobre a operacionalidade e cuidados do aeroporto, seu entorno e principalmente conhecer o seu funcionamento na área de segurança.

“Desde o início do projeto, foram atendidas mais de 25 escolas com o objetivo não só de proporcionar às crianças esse momento de descoberta, mas também de orientação sobre os problemas oriundos dos lixões nas cabeceiras da pista, que atraem pássaros, como o urubus, bem como a soltura de pipas no entorno do aeroporto, o que essa prática pode causar acidentes aéreos. A sensibilização junto aos alunos se torna uma prática preventiva, visto que são as crianças as multiplicadoras das informações e conhecedoras dos problemas, em que o projeto aponta”, disse o coordenador.

“Ficamos felizes em encerrar o ano de 2018 com mais um encontro do projeto “ASAS” que dá oportunidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino de conhecerem o funcionamento do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e as aeronaves estacionadas no pátio”, comentou o diretor Rodolfo Corrêa da Costa.

“Ao longo desses dois anos de atividade, já encontramos pais e professores que comentam a respeito do efeito positivo nas crianças proporcionado por essas visitas. Em 2019 temos a intenção de implementar novos projetos destinados aos alunos do Ensino Básico, juntamente com a manutenção do projeto ASAS e outros que executamos em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer”, explicou o vereador Ícaro Reveles.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG