Ouvidoria Cidadã cumpre meta estabelecida antes de finalizar o ano no atendimento ao cidadão 

Lei de Acesso
Ouvidoria Cidadã cumpre meta estabelecida antes de finalizar o ano no atendimento ao cidadão 

A meta foi superada em três pontos percentuais a mais


05/11/2018    717

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande alcançou já no mês de setembro, a meta estabelecida do percentual de resposta dada ao cidadão, para o ano de 2018, que é de 92%. Este índice é medido por meio de resoluções de demandas recebidas pela Ouvidoria Cidadã. De acordo com a projeção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o município deveria atingir até o mês de dezembro 92% de resolutividade das demandas, porém antes mesmo desse prazo a Administração Municipal registrou 95%, três pontos percentuais a mais do que foi projetado para este ano.

Para o Controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro, esse é o resultado de um trabalho desenvolvido por todas as pastas da administração e que não tem medido esforços para realizar as ações solicitadas pela população em um curto espaço de tempo.

O secretário disse ainda que todas as determinações contidas no Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para a adequação do Portal de Transparência, em conformidade com a Lei de Acesso a Informação, foram cumpridas. “A nossa projeção agora é atingir até o final do ano, 98% de resposta ao cidadão”, comemorou.   

De janeiro a setembro de 2018, a Ouvidoria Cidadã da Prefeitura Municipal de Várzea Grande realizou 577 atendimentos, destes 547 tiveram as respostas realizadas e 30 ações justificadas, com prazo estipulado para a sua conclusão.

Neste período a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana recebeu 278 solicitações, sendo executadas 267. As secretarias de Viação, Obras e Urbanismo (78); Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo (26); e Gestão Fazendária  executaram todas as demandas recebidas. Já o Departamento de Água e Esgoto (DAE), contabilizou 24 demandas, sendo 22 cumpridas em tempo hábil. As secretarias municipais de Comunicação Social, Controladoria, Defesa Social, Assistência Social e Governo são as que menos recebem registros de solicitações de serviços.   

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, lembra que todas as demandas recebidas pela Ouvidoria Cidadã durante a semana, são repassadas as secretarias de origem, todas as segundas-feiras. “A partir daí as pastas ficam comprometidas em executar os trabalhos de acordo com a urgência de cada solicitação. Há casos que são realizadas de forma emergencial e outros onde o setor não consegue realizar em tempo oportuno, em função da complexidade do serviço, demandando um tempo maior para a  realização. A Ouvidoria Cidadã tem sido uma interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela administração municipal”, completou a Ouvidora. 

Por: Kátia Passos - Secom/VG