A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Ana Francisca de Barros” do bairro 23 de setembro foi selecionada para a cerimônia de encerramento da edição do Projeto 3Rs “Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira(8). Nesta edição, o projeto contou com a participação de alunos de 9 escolas da rede municipal de Ensino.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural sustentável, o projeto 3Rs tem como objetivo despertar nos participantes o hábito de reciclar, de reutilizar e de reduzir o consumo e o lixo produzido no ambiente escolar, estendendo as experiências e vivências aprendidas para o ambiente familiar. O projeto também tem como meta incentivar o envolvimento e comprometimento da comunidade escolar com um mundo sustentável.

“O desafio da sustentabilidade é justamente fazer com que tenhamos um crescimento urbano de forma correta, equilibrada em respeito a atual e as futuras gerações”, explicou o professor Vagner César Barros, que coordena juntamente com a equipe da Educação Ambiental, o desenvolvimento do projeto nas escolas.

Segundo o diretor da EMEB “Ana Francisca de Barros”, Rodolfo César Correa da Costa, a escola foi selecionada para finalizar o Projeto 3Rs em 2018 porque conquistou o primeiro lugar na gincana ecológica que ao todo conseguiu retirar da natureza mais de 16 toneladas de resíduos com a participação das 9 escolas inscritas.

A Superintendente Pedagógica da secretaria de Educação, Gonçalina Rondon disse que o comprometimento de todos com a proposta de um meio ambiente equilibrado deverá ser levado com seriedade por toda vida, pois como disse o educador Paulo Freire “É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado momento, a tua fala seja tua prática”.

Já para a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias, a sustentabilidade é a palavra do momento. Está em todo lugar. Na mídia, nas empresas, nas escolas, universidades e no governo. “Enchentes, lixões, deslizamentos de encostas, aquecimento global, chuva ácida, contaminação do solo e das águas têm estimulado reflexões e mudanças de comportamento na sociedade contemporânea, por isso da necessidade de se educar crianças e despertar sobre os problemas e necessidades de preservar o meio em que vivem”, disse ela.

As atrações culturais foram realizadas pela escola anfitriã e pelos alunos da escola convidada, a EMEB "Ednilson Francisco Kolling” do bairro Chapéu do Sol, e variaram entre apresentações de paródias, coreografia relacionada ao meio ambiente, além do musical com a Banda Municipal. No fechamento, houve a apresentação de balé com a estudante de ensino médio da Escola Estadual Pedro Gardes, Letícia Mell Soares, que demonstrou suas habilidades na Gennime Ballet, vestida com roupas feitas a partir de material reciclável.

O secretário Silvio Fidélis informou que durante a execução do projeto 3Rs em 2018, alunos, professores e equipe gestora evitaram que mais de 16 toneladas de resíduos fossem lançados ao meio ambiente. “Isso demonstra que sustentabilidade é formada pelo tripé: ambiental, social e econômico. Por isso todos os setores da sociedade são convidados ao comprometimento. O Meio Ambiente equilibrado, mais do que um conceito da Lei, mantê-lo conservado é obrigação de todos.” O secretário agradeceu também o SESC Pantanal, a empresa Reciclate e a indústria de refrigerantes Marajá pela parceria com a Prefeitura Municipal e por acreditar no Projeto 3Rs.

Além do certificado de participação, cada escola inscrita no Projeto 3 Rs deste ano receberam um kit de coleta seletiva produzido pela Fábrica de Refrigerantes Marajá e os produtos adquiridos pela venda dos resíduos que foram caixa de som, microssistem, bolas de futebol entre outros de uso coletivo na escola.

Escolas que participaram do Projeto 3Rs em 2018: Emeb Ana Francisca de Barros, Emeb Ednilson Francisco Kolling, Emeb Júlio Correa, Emeb Senhora Dirce Leite De Campos, Emeb Tenente Abílio da Silva Moraes, Emeb Apolônio Frutuoso da Silva, Emeb José Estejo de Campos, Emeb Antônio Joaquim de Arruda, Emeb Salvelina Ferreira da Silva e Emeb Gonçalo Domingos de Campos.