Administração Regional do Cristo Rei capacitou mais de mil mulheres em diversos cursos

Empreendedorismo
Administração Regional do Cristo Rei capacitou mais de mil mulheres em diversos cursos

Os cursos são gratuitos e faz parte da ação conjunta com a Assistência Social


28/11/2018    83

A Administração Regional de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Assistência Social promoveu o encerramento de conclusão de  cursos de artesanatos realizados no segundo semestre/2018, que contemplou a qualificação de 300 mulheres nesta etapa, com técnicas artesanais em pintura em tecido, pintura em tela, bordado, crochê. Durante o ano foram qualificadas mais de mil mulheres, que envolvem ainda os cursos de cabeleireiro, manicure, confeitaria e panificação.

A ação foi realizada em uma tarde divertida coordenada pela Administração Regional, com direito à várias brincadeiras e dinâmicas de grupo, com o intuito de integrar cada vez mais as participantes. Houve exposição de trabalhos, degustação de pratos produzidos nos cursos de panificação e confeitaria.

Oferecidos gratuitamente pelo poder público municipal, a capacitação é uma oportunidade dada às famílias que procuram formação profissional, qualificação e geração de renda e no fomento do empreendedorismo.

Segundo informou a coordenadora de cursos da Administração Regional, Vera Valadares as capacitações têm em média duração de dois meses e na medida em que se encerra uma turma, novas turmas são recebidas afins de que elas possam fazer vários cursos no mesmo ano. “Além destes cursos, foram oferecidos também novas técnicas de aprendizado rápido, como exemplo a confecção de sabão caseiro em pedaços, sabão liquido, maquiagem e produção de água sanitária. Essa rotatividade é uma forma de aumentar o número de participantes nas formações oferecidas, uma oportunidade também de aumentar o leque de aprendizado. O que queremos é capacitar e assim elas podem se tornar pequenas empreendedoras”, disse a coordenadora.   

A Coordenadora lembra que o curso de capacitação contribui para a formação dos moradores, principalmente da região do Grande Cristo Rei, que antes mesmo de concluírem os cursos, conseguem aumentar a fonte de renda na comercialização de produtos ou serviços, e outros que conseguirem ingressar no mercado de trabalho.

O vice-prefeito, José Hazama disse que todos os cursos realizados na sede da Administração Regional do Cristo Rei são administrados pela Secretaria de Assistência Social, que disponibiliza os materiais a serem utilizados nos cursos de capacitação. “No ano passado foram oferecidos à comunidade da região do Cristo Rei, 15 cursos de capacitação onde foram beneficiadas mais de mil mulheres. A Subprefeitura também têm um olhar para o social, em parceria com a Assistência Social é possível transformar nossa sede em um grande ponto de encontro de mulheres que querem aprender para empreender”, destacou.    

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar disse que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande vai continuar mantendo, em 2019 a realização de cursos de capacitação, proporcionando a população local treinamento adequado para aqueles que queiram se inserir no mercado do trabalho. “A capacitação promove a valorização dos trabalhadores e contribui para o crescimento econômico local, promovendo o fomento ao empreendedorismo individual”, concluiu. 

Por: Kátia Passos - Secom/VG