Prefeitura entrega trator para fomentar a agricultura familiar de Limpo Grande

Sustentabilidade
Prefeitura entrega trator para fomentar a agricultura familiar de Limpo Grande

Além da entrega de tratores, serão asfaltados 4km da principal via de acesso a comunidade de Limpo Grande


29/11/2018    209

Consolidando as políticas públicas de Agricultura Familiar e visando promover o desenvolvimento rural e sustentável da região, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável assina o Termo de Permissão de Uso, Guarda e Responsabilidade de um trator agrícola para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Limpo Grande. A máquina agrícola será destinada a título de concessão por um período de 6 meses, sendo prorrogado por igual período, atenderá 210 produtores rurais de 7 polos da região. A Aquisição do equipamento teve custo na ordem de R$ 115 mil reais.

A prefeita anunciou durante a solenidade a reforma geral da unidade escolar para início de 2019, além do asfaltamento da Avenida Principal de acesso a comunidade - cujas obras iniciaram e estão na fase de terraplanagem. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões de reais de recursos próprios, em 4 km de asfalto novo, sendo esta uma obra de mobilidade urbana que contribuirá expressivamente com escoamento da produção agrícola das comunidades rurais. 

A solenidade de entrega ocorreu nesta quarta-feira (28), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) – Escola de Campo -  “Euraíde de Paula”.

A iniciativa está legalizada pelo Decreto n°81, de 27 de Novembro de 2018, que dispõe sobre a permissão de uso de equipamentos agrícolas, a título precário, gratuito e por prazo determinado, à Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Limpo Grande (Aproling).

Com uma gestão participativa e ouvindo atentamente as solicitações das comunidades, a prefeita Lucimar Sacre de Campos afirmou que não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida no campo. “É uma satisfação enorme promover essa entrega deste equipamento agrícola que vai beneficiar toda comunidade rural da região. O povo da zona rural precisa de mecanismos para o desenvolvimento das atividades do campo e ampliar a renda doméstica. Muito ainda precisa ser feito, mas a prefeitura está trabalhando e o que a gente está vendo aqui, de resultado, são ações há muito tempo esperadas pela população”, frisou.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos falou para todos sobre essa grande conquista do trator que vai atender a demanda da comunidade de Limpo Grande, trabalhando para os agricultores familiares. “Continuo com o trabalho de oferecer ao homem do campo a condição adequada para produzir, gerar renda e crescer no seu empreendimento. Seja por meio de equipamentos, como a entrega de tratores, ou pelo apoio às políticas públicas de incentivo à agricultura familiar”, pontuou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Hellen Farias a permissão do trator destina-se apoiar aos pequenos produtores da região, garantindo, além de segurança alimentar, sustentação econômica das famílias e a autogestão dos próprios negócios. O equipamento não pode ser transferido a qualquer título, obrigação de zelar pela conservação do bem, além de manutenção preventiva e reparadora por custo exclusivo da Associação dos Produtores Rurais de Limpo Grande (Aproling).  

“Fizemos a entrega do trator para comunidade de Limpo Grande e sabemos o quanto a comunidade necessita de um equipamento como esse, com todos os seus acessórios, para trabalhar com mais qualidade na atividade rural. Estamos trabalhando com afinco para atender outras comunidades com projetos semelhantes. A zona rural nesta gestão é bem vista e tem a devida importância econômica para o município”, diz.

O presidente da Associação dos Produtores, Edelson Pacheco Silva agradeceu pelo apoio e destacou a importância de se valorizar a agricultura familiar, que é responsável hoje pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Antônio Clemente da Silva, morador da comunidade Limpo Grande, 45 anos, avalia positivamente a aquisição do trator pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais. “Nós estamos recebendo esse acessório, que vai auxiliar bastante no nosso trabalho diário. Eu, como trabalhador rural, sei que o trator veio para beneficiar toda a comunidade, além de comunidades circunvizinhas”, ressalta o morador.

O trator agrícola é modelo 2018, motor 90 cv e 04 cilindros, diesel, tração 4x4, câmbio sincronizado, c/23 marchas a frente e 4 ré, plataformado, sistema hidráulico com capacidade de levante de 3.400kg, direção hidrostática, tomada de força independente e proporcional, contrapesos dianteiros e traseiros, kit de ferramentas, dentro dos padrões das normas do INMETRO e ABNT. 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG