A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social realiza inúmeras iniciativas no setor socioassistencial, com os objetivos principais de possibilitar aos cidadãos a garantia de seus direitos tanto no atendimento de suas necessidades básicas ou nos campos de proteção social. Para tanto, realiza diversos projetos e disponibiliza à população jovem, o projeto Social “Juventude Ativa”, que em sua 7ª edição já contabiliza 3.500 mil jovens assistidos, a fim de promover a melhora constante da qualidade de vida deste segmento que, normalmente, encontram-se em algum tipo de situação de vulnerabilidade social.

Os jovnes são capacitados para a vida e um futuro promissor

No encerramento desta etapa de 2018, cerca de 600 jovens de 26 polos de quatro regiões de Várzea Grande participaram ativamente das apresentações culturais e artísticas, das 6 oficinas idealizadas pelo projeto – grafitagem, pintura em tela, música, esporte, teatro e dança. A solenidade com a temática ‘Magia do Natal’, ocorreu nesta quinta-feira (28), na Praça de Alimentação do Várzea Grande Shopping.

A idealizadora do projeto ‘Juventude Ativa’, prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que o projeto se propõe a ser linha de ação que combina um conjunto de políticas públicas de educação, direitos humanos, ação comunitária, qualificação socioprofissional e cidadania aos jovens de baixa renda para futura inserção no mundo do trabalho e sua intervenção protagonista no meio social.

“As ações são compreendidas por etapas de formação em cidadania e direitos humanos; qualificação social e profissional. O projeto engloba ainda todas as áreas que trabalham direta ou indiretamente com políticas públicas de proteção tanto do adolescente quanto do jovem. Sendo o objetivo principal oportunizar ao adolescente capacitação em áreas técnicas que futuramente possam despertar uma profissão. Esta iniciativa colabora efetivamente à realização de políticas públicas inclusivas e que prezam pela promoção da qualidade de vida dos assistidos, prevendo a realização de atividades específicas e voltadas que ajudam e fortalecem o papel do cidadão na sociedade”, pontuou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Flávia Omar nos polos onde acontecem os cursos são proporcionados espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo dos adolescentes e jovens de forma a desenvolver suas potencialidades.

“A finalidade do projeto social é de levar mais direitos e participação em atividades lúdicas de transformação, procurando fortalecer os mecanismos de implementação de ações integradas e intersetoriais para promoção e proteção dos direitos do adolescente e do jovem em todo seu território”, explicou a secretária.

A coordenadora do projeto e subsecretária de Assistência Social, Vanessa Navarro, disse que o projeto é desenvolvido integralmente pela prefeitura com uma proposta inovadora de caráter transformador e dinâmico, por acreditar que os adolescentes são capazes de contribuir como agentes multiplicadores dessa mudança, uma vez que o conhecimento obtido será repassado para o meio em que vivem.

A adolescente Karine Arruda da Silva, 15 anos, que participa da oficina de dança relatou que o curso foi uma oportunidade ímpar que a retirou da ociosidade. “Meus pais trabalham, de manhã estudo, à tarde, ficava sem função nas casas de amigas ou brincando na rua. Entrei no projeto e participo da oficina de dança, ambiente que transformou meu comportamento e caráter, além de ser meu porto seguro e ponto de encontro dos amigos do bairro”.

O projeto é considerado a maior iniciativa de caráter social da História do município. “Juventude Ativa” visa levar direitos e participação cidadã ao jovem de 12 a 17 anos com atividades lúdicas, artísticas, culturais e profissionalizantes.  O projeto também promove inclusão sociocultural e a inserção em programas e ações que assegurem direitos de cidadania. A meta do projeto é ampliar a capacidade de inclusão e participação social em atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam de fato às suas próprias necessidades e realidades.