Projeto Integrador : Valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola

Parceria
Projeto Integrador : Valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola

o Projeto foi executado pelos acadêmicos do 5° e 6° semestre (matutino e noturno) do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Univag


03/12/2018    587

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) ‘Antônio Norberto de Barros’, localizado no bairro Novo Ipê, é a quinta unidade da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, a receber o Projeto Integrador de Interiores, realizado pelos acadêmicos do 5° e 6° semestre (matutino e noturno) do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Univag.  

A entrega de seis salas de aulas totalmente reformadas e adaptadas para a faixa etária das crianças (2 e 3 anos) foi realizada na manhã desta segunda-feira (03), com as presenças do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, do vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, além da presença dos alunos e parceiros da ação.  Os ambientes foram projetados com ícones decorativos e úteis, produzidos de maneira sustentável, dando as salas de aulas um espaço adaptado para o aprendizado e também remete ao lazer.

Enaltecendo a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Univag, o secretário de Educação,Cultura, esporte e Lazer, Silvio Fidelis disse que a iniciativa dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo têm resultado em ações construtivas, na elaboração e edificação de projetos que estão garantindo mais conforto e acessibilidade aos alunos dos Centros de Educação Infantil. “A revitalização dos ambientes tem transformado as salas de aulas em espaços motivadores, remetendo nas nossas crianças um misto de encantamento e de imaginação. É muito importante integrar as práticas acadêmicas com o serviço público, compartilhando experiências, principalmente, quando as iniciativas contribuem com o fortalecimento do ensino público”.   

Silvio Fidelis lembra que melhorar a estrutura física das unidades infantis também faz parte da política de Educação, adotada no município de Várzea Grande. “A construção de Centros de Educação Infantil é tão importante quanto à educação destinadas aos pequenos, por isso os ambientes são estruturados de modo a proporcionar uma multiplicidade de experiências que envolvem o saber e o lazer, sem abrir mão dos cuidados com a segurança e saúde das crianças”, disse o secretário afirmando que a parceria com o Centro Universitário Univag têm fortalecido essas ações.

O vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, disse que mais que investir na capacitação dos acadêmicos, a instituição quer desenvolver nos estudantes, noções de cidadania, no fortalecimento de ações que possam criar vínculos e acima de tudo, a prática da responsabilidade social que é uma das marcas do Univag. “A nossa missão é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e, acima de tudo, profissionais cidadãos”.

A diretora do Centro Infantil, Maria Rodrigues Benta, disse que a unidade escolar ficou muito mais atrativa e motivadora e que as crianças ficaram entusiasmadas com as temáticas aplicadas em cada sala de aula. “Durante oito semanas elas ficaram envolvidas com as criações que estavam sendo executadas nas salas de aulas, porém só hoje elas puderam ver as obras totalizadas. Foi um misto de encantamento e admiração”, comentou.

A diretora agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal e o Centro Universitário - Univag nesta ação social, e a secretaria de Educação por ter indicado a CEMEI ‘Antônio Norberto de Barros’ para acolher esse projeto. “Estamos imensamente felizes. A todos os envolvidos, o nosso muito obrigado”.

Neste ano, o projeto Integrador de Interiores, realizado pelos acadêmicos do 5º e 6° semestre (matutino e noturno) do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Univag tiveram um diferencial. Os acadêmicos do 5º ano foram responsáveis pela área externa onde desenvolveram o setor de paisagismo. Já os alunos do 6° ano, desenvolveram o projeto interno, dando as salas de aulas novas utilidades e estrutura.

“Essa é a primeira vez que as turmas se unem, para desenvolver os dois projetos de forma simultânea. E o resultado não poderia ter sido melhor. Tudo foi pensado para dar para as crianças mais comodidade. O projeto teve a nossa orientação, mas tudo foi pensado e preparado pelos próprios alunos, que também merecem os nossos aplausos”, comentou o professor e orientador do projeto César Clemente.

A dona de casa Flávia Costa conta que a sua filha, a pequena Isadora Evangelista de 3 anos, a cada semana vinha encantada com as mudanças que estavam sendo feitas na sua sala de aula, mas que não tinha ideia de como estava ficando e hoje se surpreendeu com o resultado. “Tudo muito bonito e motivador, não é a toa que ela queria vir logo cedo para escola. É bom ver os nossos filhos tendo tratamento digno e, eu como mãe, estou super contente com a transformação que a escola recebe da Prefeitura e do Univag. Essa é uma parceria que não pode acabar”.

Além da entrega das salas de aulas, os alunos do Centro de Educação Infantil ‘Antônio Norberto de Barros’ tiveram outra surpresa: a chegada de Papai Noel. O bom velhinho trouxe o saco cheio de brinquedos que foram distribuídos para os alunos da instituição. Os presentes foram doados por empresas parceiras, como o Várzea Grande Shopping, que nesta edição do projeto ainda ajudaram na projeção e restauração de uma das salas de aulas. 

Por: Kátia Passos - Secom/VG