Várzea Grande participa da IV Conferência Estadual de Cultura

Debate
Várzea Grande participa da IV Conferência Estadual de Cultura

O tema central da Conferência deste ano foi “A Cultura como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social”


04/12/2018    92

Representantes de vários segmentos culturais eleitos na Conferência Municipal de Cultura de Várzea Grande, realizada em setembro deste ano, representaram o município durante os trabalhos da quarta edição da Conferência Estadual de Cultura, promovida pelo Governo do Estado, ocorrida nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.

A Conferência Estadual de Cultura é a instância de participação social que teve como objetivo propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual, municipais e a sociedade civil organizada. Com a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura e a realização de sua Conferência Municipal, onde reuniu vários segmentos do movimento cultural, Várzea Grande teve participação destacada nos grupos de trabalho da Conferência Estadual.

O tema central “A Cultura como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social”, a IV Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso contou com dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento (eixo 1), com grupos de trabalho debatendo e propondo ações nas áreas de Gestão e Implantação do CPF (Conselho, Plano e Fundo); Financiamentos para a Cultura e Economia Criativa e Inovação; Política Cultural e Cidadania (eixo 2) com Gupos de Trabalho sobre Democracia, Cidadania e Diversidade e Patrimônio, Memória e Bibliotecas.

Segundo a superintendente de Cultura, Maria Alice Barros, a Conferência Municipal de Cultura, ocorrida em setembro, além de promover e incentivar os debates sobre os aspectos da política pública cultural do município de Várzea Grande, proporcionou a elaboração das metas e ações para a construção do Plano Municipal de Cultura – PMC. “Essas proposições referentes às demandas do movimento cultural do município foram levadas por nossos delegados ao pleno do Conselho Estadual de Cultura durante a realização da Conferência Estadual”, informou.

O secretário Silvio Fidelis destacou a participação da delegação de Várzea Grande na IV Conferência Estadual de Cultura pela importância dos movimentos culturais apoiados pela gestão municipal atualmente. “A participação de nossos dirigentes é importante como reforço aos valores tradicionais da cultura tão rica e diversificada que se apresenta em Várzea Grande, além do resgate dos valores sociais promovidos pelas ações culturais. Nosso compromisso deve ser a inclusão da sociedade em todos os níveis no envolvimento e fortalecimento dos movimentos culturais”, pontuou.

Fidelis informou ainda que, “Hoje em Várzea Grande temos o envolvimento da Casa de Artes, a parceria com o Shopping, com o Aeroporto, além da destacada atuação da Banda Municipal e dos Pontos de Cultura que promovem e levam nossa arte para todo Mato Grosso e para o Brasil”, declarou.

Para o secretário, mostrar a importância da cultura várzea-grandense é um desafio e exige dedicação de todos. “Evidenciar a importância das ações culturais é uma meta comum entre todos os segmentos que desenvolvem alguma atividade artística e faz parte das discussões pontuadas durante a Conferência”, apontou.

Silvio informou ainda que, atualmente a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer possui seis Conselhos Municipais atuantes. Segundo ele, o esforço agora é promover uma complementação da Lei que permita ao Conselho Municipal de Cultura se tornar uma entidade cada vez mais forte, com membros envolvidos e focados nos resultados. “Muito além da busca por financiamento de projetos e da parceria, queremos um olhar maior do Governo do Estado e do Governo Federal para a Cultura de Várzea Grande”, finalizou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG