Alunos de escola de campo participam de projeto ambiental no Várzea Grande Shopping

Ecologicamente Correto
Alunos de escola de campo participam de projeto ambiental no Várzea Grande Shopping

A escola “Elias Domingos” foi a primeira unidade escolar localizada na área rural a participar do projeto


07/12/2018    227

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Elias Domingos”, localizada no Assentamento Nossa Senhora Aparecida/Sadia I, participaram no dia 4 de dezembro, da última edição de 2018 do projeto ‘Rolê Sustentável’ promovido pelo Várzea Grande Shopping em parceria com a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande.

De acordo com um dos coordenadores da Educação Ambiental, Vagner César Barros, a escola “Elias Domingos” foi a primeira unidade escolar localizada na área rural a participar do projeto que contempla os alunos da rede pública municipal uma visita ao Várzea Grande Shopping, para conhecer as instalações que promovem as práticas sustentáveis desenvolvidas pela empresa.

Segundo Michele Machado, gerente de marketing do VG Shopping, a visita ocorre mensalmente mediante agendamento prévio e os estudantes podem fazer um tour sustentável pelo shopping, conhecendo o projeto de gestão ambiental, visitam a horta verde construída no telhado do empreendimento e o processo de triagem de resíduos da coleta seletiva da praça de alimentação, além do processo de reaproveitamento da água da chuva que o shopping possui.

Após conhecer as instalações e atividades sustentáveis, os alunos assistiram o show “Duelo dos Mágicos” onde o grupo de teatro amador “Ispia nois” constituído por servidoras públicas, contou histórias sobre a cultura local e os acontecimentos do cotidiano. Segundo a gerente de Cultura da Casa de Artes Dalila de Arruda Felfili, a linguagem lúdica é a ideal para o aprendizado. “ Apresentar espetáculo, desenvolvendo a oralidade, os gestos, a linguagem musical e, principalmente a corporal facilita o entendimento e a criança e o jovem aprendem, por ser de linguagem fácil e acessível as idades”.

Depois da apresentação do espetáculo, os alunos recebem lanche com refrigerante oferecidos através da parceria com o Rei da Esfiha/ Várzea Grande Shopping e Prefeitura Municipal. Para o diretor da EMEB “Elias Domingos”, Diogo Douglas da Silva, a parceria entre empresas da iniciativa privada e Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem proporcionado experiências únicas para muitos alunos da rede municipal, principalmente aqueles que residem na zona rural como é o caso dos estudantes das unidades localizadas no campo. “Muito de nossos alunos só conseguiram conhecer um shopping Center graças a esse projeto da Educação Ambiental, por isso estamos muito satisfeito em oportunizar aprendizado e lazer ”, avaliou.

Além da parceria com o Projeto “Rolê Sustentável” a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande desenvolve com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável junto às escolas da rede municipal os projetos 3 Rs, Plantar e Cuidar, Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), Arborização Consciente e Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG