DECORAÇÃO DE NATAL DA PRAÇA DO SANTA IZABEL É FEITA À BASE DE MATERIAL RECICLÁVEL

Ecologicamente correto
DECORAÇÃO DE NATAL DA PRAÇA DO SANTA IZABEL É FEITA À BASE DE MATERIAL RECICLÁVEL

O material que antes teria como destino final o lixo, vira arte e beleza que enfeitam a Praça do Santa Izabel  que virou um ponto de visitação da cidade com decoração de natal


10/12/2018    431

Com base em conceitos de sustentabilidade, a Praça do Santa Izabel ganha decoração natalina com materiais recicláveis. Toda a decoração foi realizada pelas integrantes do projeto socioassistencial ‘Amigas Empreendedoras’. “Praça Encantada é motivo de orgulho para todas as integrantes que souberam reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pela secretaria de Assistência Social. Feita somente de material reciclável, garrafas pet, a árvore de Natal de 4 metros tem um brilho especial e o tom da criatividade de cada artesã do programa,” disse a secretária de Assistência Social, Flávia Omar.

Com a presença da Prefeita Lucimar Sacre de Campos, a praça foi inaugurada na noite de sexta-feira (7) e aberta para visitação, e mostra a criatividade em suas formas mais interessantes. Aos poucos, as garrafas pet fora de uso ganham forma e se transformam em mais variados enfeites natalinos. Sendo assim, o material que antes teria como destino final o lixo, vira arte e beleza que enfeitam a Praça do Santa Izabel  que virou um ponto de visitação da cidade com decoração de natal .

“Este trabalho visa tornar o espírito natalino mais presente entre as pessoas. Sentimento que pode ser visto no olhar de dezenas de pessoas, que já admiram a ornamentação que passou a enfeitar o bairro. O importante foi a construção de um projeto integrado com a comunidade, as integrantes contaram com ajuda, colaboração e envolvimento dos moradores para criar a decoração e até o Natal serão responsáveis para a preservação do local. Este ano inovamos, duas praças ganharam decoração natalina a base de materiais recicláveis com o envolvimento da secretaria de Assistência Social e comunidade, além da Praça Aquidaban com a 4ª Edição do "Natal Feliz" e em frente ao Paço Municipal. Todos estes locais são pontos de visitação e o despertar para uma data tão importante que une famílias o Natal. É com este espírito que trabalhamos e estamos dando passos para levar o Natal mais próximo aos corações dos várzea-grandenses com espírito de união e solidariedade”, disse a prefeita.

Já para a secretária Flávia Omar a ação tem como objetivo principal corroborar com o processo de educação ambiental, sensibilizando e conscientizando a comunidade local, para os problemas ambientais da atualidade, incentivando novos hábitos através de uma decoração ecologicamente correta, de forma a possibilitar aos visitantes a consciência sócio-ambiental para a cidadania, resultando na preservação do meio ambiente onde vivem. "Atuamos com a certeza de fazer a diferença neste ano na praça do Santa Izabel e deixar a população a vontade em viver este clima natalino e principalmente apreciar uma linda decoração natalina com material reciclável que está fazendo a diferença. Parabéns as integrantes do projeto Amigas Empreendedoras que com suas criatividades mostraram que é possível reciclar e tornar  nossa cidade mais bonita, especialmente a noite, quando a Praça fica todo iluminada. Queremos também levar este projeto natalino a mais comunidades no próximo ano. Uma experiência que deu certo e uniu a comunidade, onde todos participaram”, disse ela.

Maria do Rosário Machado, de 65 anos,moradora do Santa Izabel, nasceu na comunidade e têm 7 filhos, conta que aprendeu as técnicas para fazer as decorações durante o período de capacitação no Projeto "Amigas Empreendedoras". "Depois que aprendi as técnicas de produzir decoração e objetos a partir de recicláveis, eu não jogo mais fora garrafa pet, vidros, papel, cada material tem sua validade. Eu aprendi a reciclar. Eu pego o lixo de casa, separo tudo. Aí coloco, plástico com plástico, vidro com vidro e deixo tudo limpinho e preparado para criar peças", disse. Lembrando Maria que aprendeu muito sobre preservação ambiental e adota técnicas de reciclar e hoje promove atitudes de respeito ao meio ambiente.

O projeto 'Praça Encantada', segundo a coordenadora Bernadete Miranda arrecadou o material entre a população e as escolas públicas para utilizar na confecção dos enfeites que ornamentam as praça pública. O Natal Ecológico é uma iniciativa que mobiliza toda a comunidade, estimulando a reciclagem de material, além de reafirmamos a educação ambiental que a cada dia se faz mais necessária", ressaltou a coordenadora.

Com o fim do período natalino, esse material será novamente reaproveitado, informou a coordenadora. "As garrafas foram lavadas, pintadas e moldadas no formato de cada símbolo do Natal. O Projeto visa acima de tudo o fortalecimento de vínculos familiares e creio que neste processo todos se uniram e estão participante. Foi uma experiência que deu certo", acrescentou.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG