Escolas Públicas de Várzea Grande superam metas de 2018 do Plano Municipal de Educação

Educação de Qualidade
Escolas Públicas de Várzea Grande superam metas de 2018 do Plano Municipal de Educação

Quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs ou antigas creches), serão entregues no primeiro semestre deste ano


19/12/2018    516

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou um encontro de trabalho entre equipes técnicas, coordenadores e diretores da Rede Pública Municipal de Ensino de Várzea Grande para fazer o balanço das atividades realizadas nestes 12 meses do ano de 2018, além do fechamento do ano letivo. O encontro que aconteceu no anexo da secretaria, localizada na região central, teve também por objetivo, planejar ações para 2019 e avaliar o desempenho das unidades no ano de 2018.

A reunião foi comandada pelo titular da pasta, Silvio Fidelis, que destacou os avanços que a Secretaria de Educação obteve no decorrer deste ano. “Com certeza temos muito que comemorar porque os desafios foram constantes, mas o empenho de todos os colaboradores da Educação foi essencial para que o setor alcançasse avanços significativos. Conseguimos ao longo desse ano investir de forma considerável na capacitação dos profissionais, bem como investimentos feitos nos espaços físicos das unidades que necessitaram de infraestrutura, compra de equipamentos modernos e o mais importante o avanço na qualidade do ensino público”, disse.

Os bons resultados também elevaram os números relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2017 onde o município de Várzea Grande avançou na avaliação geral, e o melhor de tudo foi que as escolas da Rede Municipal superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Segundo o secretário o desempenho de várias escolas até surpreendeu pelo salto qualitativo, resultado de um trabalho intenso entre a secretaria e gestores das unidades de ensino. “Mudamos a estratégia educacional onde as escolas com baixo índice implantaram o projeto Escola em Tempo Ampliado, já em outras desenvolvemos as várias metodologias de ensino previstas no Plano Municipal de Educação. Preparamos o corpo docente e todas as equipes educacionais com capacitações e, o resultado está vindo gradativamente onde nossas escolas estão desenvolvendo e apresentando um bom desempenho no ensino aprendizagem”, comemorou o secretário.  

Durante o encontro o secretário Silvio Fidelis anunciou que em maio, mês em que se comemora o aniversário de Várzea Grande, a Administração Municipal estará entregando a população quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs ou antigas creches), o que vai diminuir ainda mais a demanda na rede municipal para esta faixa etária.

Outra conquista prestes a ser efetivada é com relação aos projetos de Leis de Gestão Democrática nas unidades escolares que foi encaminhado a Câmara Municipal para a avaliação e posterior aprovação.

A nova avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) será colocada em prática, pelo Ministério da Educação em 2019, e a educação infantil será avaliada pela primeira vez, que será feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “As crianças não terão que fazer provas, professores e direção escolar é que serão avaliados por meio de questionários. A nossa preocupação além de manter a qualidade no atendimento a essa faixa etária e também alcançar uma boa avaliação, esse é o nosso desafio para 2019”.

Por: Kátia Passos - Secom/VG