'Sarita Baracat, uma mulher política, contemporânea  e muito à  frente do seu tempo', diz a prefeita Lucimar Campos

Vida e Trajetória Política
'Sarita Baracat, uma mulher política, contemporânea  e muito à  frente do seu tempo', diz a prefeita Lucimar Campos

A obra é uma coletânea resultante de pesquisas em documentos, bibliografias e vários depoimentos


19/12/2018    243

No incremento da arte, cultura, história e literatura, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos participou do lançamento da obra literária “Sarita Baracat - Vida e Trajetória Política", nesta terça-feira (18), na Praça de Alimentação do Várzea Grande Shopping. O lançamento reuniu familiares, amigos, autoridades políticas, acadêmicos, representantes do legislativo, judiciário, membros da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico e população em geral. A obra escrita por Neila Maria Souza Barreto fez panorâmica de resgate histórico da vida pessoal, profissional, familiar e política da percussora do ingresso feminino no segmento político de Várzea Grande. A obra foi idealizada pela editora Entrelinhas.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos , o livro celebra o trabalho democrático e participativo que foi realizado por Sarita Baracat. “É uma obra que vai inspirar as pessoas a pensar de maneira coletiva e deixar um legado histórico à população”.  A obra é uma inovação no serviço público várzea-grandense, onde o diálogo entre sociedade civil e Governo municipal elenca a arte de governar e encaminhar uma cidade nos trilhos de desenvolvimento social, político e econômico, está de parabéns. Todos os envolvidos realizaram um belíssimo trabalho. Ser parceira deste projeto significa contribuir com o resgate da história política, cultural, profissional e pessoal, de uma personalidade importante da cidade, o que está relatado e mostrado no livro”, ressalta.

“A vida de Sarita Baracat nos inspira em seus depoimentos, a obra trata de momentos memoráveis através de seus detalhes de vida, gestos, atitudes, curiosidades, confissões, amistosa convivência, discreto sorriso, é muito gratificante relembrar tudo isso dessa personalidade política de nossa terra. Os momentos de sua vida foi retratada e constituída por fontes que possibilitam na publicação desta grande obra que enaltece a política e a cidade de Várzea Grande”, pontuou a prefeita. 

Conforme o filho de Sarita Baracat, Fernando Baracat de Arruda a obra é uma coletânea resultante de pesquisas em documentos, bibliografias e vários depoimentos que permitiram a reconstituição da trajetória de uma mulher muito a frente de seu tempo, e que conseguiu conciliar vários papéis; de mãe, chefe de família, professora, líder, política, principalmente na segunda metade do século XX, em Várzea Grande e no Estado Mato Grosso.

“A pesquisa buscou a percepção do cotidiano de uma mulher do século XX em um universo masculino. A autora registrou singularidade e contextualiza a história de vida da minha mãe, filha de imigrantes sírios que ousou quebrar paradigmas em seu tempo, em seu território, marcado por espaços muito restritos para a atuação feminina”, destacou Fernando.

A jornalista e historiadora Neila Barreto, autora da biografia, fez ponderações acerca do valor histórico do livro. “É uma obra que enriquece muito esta história contemporânea da transição de um processo que não era democrático, para um democrático. E tendo Sarita Baracat como um dos protagonistas principais”.                                                                                                                                                                                                                                                                

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG