Projeto ‘Um dia de Natal’ promove confraternização para pacientes da policlínica do Parque do Lago

Integração
Projeto ‘Um dia de Natal’ promove confraternização para pacientes da policlínica do Parque do Lago

A ação faz parte da política de humanização do SUS


20/12/2018    196

A Policlínica do bairro Parque do Lago teve um dia de atendimento diferenciado. O local foi palco de muita brincadeira e entrega de brinquedos com a participação do velhinho mais esperado nesta época, o Papai Noel.  A confraternização entre a população do bairro e os servidores da unidade de saúde aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) e contou com a presença do vice-prefeito José Hazama.   

A gerente da unidade de saúde, Benedita do Bonconselho de Assis conta que a iniciativa partiu de uma ideia dos próprios servidores em querer interagir com a comunidade local e prestigiar as crianças que são o maior público da unidade de atendimento em saúde. “Esta é a quarta edição do projeto ‘Um dia de Natal’ e estamos muito contentes em poder festejar essa data com os amigos e com as famílias que são atendidas nesta unidade. A alegria é o melhor remédio que remete a cura, e levar felicidade aos pacientes também é nossa missão”,

comemorou.

Benedita Assis disse ainda que a participação do vice-prefeito José Hazama e de sua esposa Karol Hazama tem sido fundamental em todos os projetos e atividades realizadas na Policíclica do Parque do Lago. “Eles são assíduos nesta unidade e tem fortalecido as ações desenvolvidas aqui. Prova disso foi que neste ano os próprios comerciantes fizerem questão de participar e contribuir com doações de brinquedos, o que tornou a manhã das crianças do bairro em especial”, disse a gerente informando ainda que as agendas de consultas marcadas para esta quinta-feira não sofreu nenhuma alteração.

O vice-prefeito José Hazama disse que neste ano serão distribuídos 800 brinquedos que foram arrecadados no decorrer do mês. “Este é um momento mais esperado do ano, é a data em que remete o nascimento do criador, é também um momento de confraternização entre famílias e os servidores desta unidade de saúde, que vem mantendo há quatro anos o espírito de natal com uma programação especial para a comunidade do bairro. São iniciativas simples que trazem bons resultados junto a população local. A integração e a boa convivência dos servidores da Saúde com a comunidade faz parte da política de humanização do Sistema Único de Saúde.Uma experiência que vem dando certo”, afirmou o vice-prefeito.

Para Hazama o maior objetivo desta ação não é somente entregar brinquedos as crianças carentes, mas também de levar carinho e atenção às pessoas carentes do bairro e, principalmente, aquelas que vivem em vulnerabilidade social.

A moradora do bairro Maringá I, Irene Alves Ferreira disse que é a primeira vez que participa dessa ação de natal na Policlínica e que ficou sabendo ontem quando levou a filha para consultar. “Voltamos hoje, não para consulta, mas para que ela tenha um dia diferente num ambiente criado para diversão e entrega de presentes, e com a participação do Papai Noel. Como mãe estou satisfeita e agradecida por essa oportunidade”, disse.

Também moradora do bairro Maringá, a dona de casa Ezany Dalty Marques Lopes compareceu a Policlínica com os seus dois filhos que não continha a ansiedade em receber um presente de natal. “As crianças estão eufóricas e é tão bom vê-los tão felizes assim. Tudo aqui esta perfeito e os organizadores desse evento estão de parabéns pela iniciativa”.  

Além da visita do bom velhinho, o Regimento de Cavalaria da Policia Militar montou um stand onde as crianças puderam apreciar as medalhas e as vestimentas utilizadas pelos cavaleiros. O regimento proporcionou as crianças passeio a cavalo, uma forma de celebração e também interação com os agentes da Policia Militar. 

 

Por: Katia Passos - Secom/VG