Ouvidoria Cidadã supera metas estabelecidas no atendimento ao cidadão no ano de 2018

Lei de Acesso
Ouvidoria Cidadã supera metas estabelecidas no atendimento ao cidadão no ano de 2018

O município atingiu no mês de dezembro 97,44% do percentual de respostas dadas aos cidadãos


03/01/2019    269

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande fechou 2018 com todas as metas cumpridas no que foi estipulado pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O município atingiu no mês de dezembro 97,44% do percentual de respostas dadas aos cidadãos, onde a projeção estabelecida para este final de ano era de 92,49% de resolutividade.

Para o Controlador Geral, Kleber Ferreira Ribeiro, os resultados acima demonstram o crescimento no número de acessos à informação e solicitação de demandas, além da celeridade nas respostas ao munícipe, onde a Ouvidoria Cidadã tem realizado o seu papel com eficácia e transparência.

“Cumprimos ao longo de 2018 todas as determinações contidas no Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o TCE, na adequação do Portal de Transparência, em conformidade com a Lei de Acesso a Informação. A evolução do sistema de informação é computada mensalmente, onde são codificados os dados referentes às solicitações e os índices de resolutividade de cada setor. Neste ano de 2019 vamos trabalhar para melhorar ainda mais esse percentual”, destacou.  

Kleber Ferreira disse ainda que a Ouvidoria Cidadã se consolidou como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal, o que tem contribuído de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. “O Sistema de Ouvidoria de Várzea Grande é interligado com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União - e – UOV, e a responsabilidade em atender as demandas da população é ainda maior, uma vez que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande também é avaliada pelo órgão competente”, explicou.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é de introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Segundo os dados compilados pela Ouvidoria Cidadã de janeiro a dezembro o órgão recebeu 703 solicitações de serviços. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana contabilizou 332 solicitações, já as secretarias de Viação, Obras e Urbanismo registrou 90 seguida pela secretaria de Saúde com 63.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato a Controladoria Geral do Município tem sido interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos”, finalizou.

SERVIÇOS: Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link ww.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 41 42; pelo e-mail: ouvidoriavgmt@gmail.com, ou ainda presencial ou por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro sul, CEP- 78125-700, sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

Por: Kátia Passos - Secom/VG