Serviços Públicos leva a Operação Limpeza para principais Avenidas da cidade

Limpeza Urbana
Serviços Públicos leva a Operação Limpeza para principais Avenidas da cidade

A população pode, por meio do 0800 647 41 42 e do 0800 779 2000, solicitar serviços


18/01/2019    203

Mesmo com um trabalho preventivo que antecipou demandas do período chuvoso, iniciado no ano passado, a prefeitura de Várzea Grande segue nesse mês reforçando os serviços de limpeza urbana na cidade, focado especialmente na capina, varrição e limpeza e desobstrução de córregos.

Nessa manhã (18), equipes da secretaria de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, estão na Avenida Vereador Aberlado, atrás da Avenida da FEB. A via é uma das principais portas de entrada para região do Cristo Rei e é formada por córrego e muita área verde. A remoção de entulhos e mato, já lotava meia carroceria do caminhão, antes das 8h da manhã.

O secretário da Pasta, Breno Gomes, explica que os serviços de limpeza urbana abriram a semana voltados para áreas de grande circulação da cidade como as Avenidas 31 de Março, Ulisses Pompeo de Campos e Júlio Campos. Em todas elas, as equipes realizaram capinas, varrição e retirada de entulhos. Rotatórias, margens das vias e canteiros centrais receberam atenção especial.

“Essas vias são portas de entrada da cidade e mais que isso, concentram as atividades econômicas de Várzea Grande e por isso são pontos de grande fluxo de veículos e pessoas. O período de chuvas agrava algumas situações que são rotina do nosso trabalho, como exemplo, o desenvolvimento rápido de mato em terrenos baldios e áreas verdes e a obstrução de córregos por lixo que são jogados nas ruas e até mesmo às margens desses locais. Apenas um trabalho contínuo de limpeza – que deveria estar aliado à conscientização da população – pode impedir alagamentos e em casos mais graves, enchentes em áreas pontuais da cidade”, explicou.

Como completa o secretário, a prefeitura sabe da importância e da necessidade em se intensificar a limpeza de ruas, terrenos baldios, serviços de capinagem, retirada de detritos dos bueiros para diminuir os riscos de transtornos muito comuns nesta época, entre eles, transbordamentos, alagamentos e inundações nas vias públicas, além de dar mais visibilidade aos motoristas com o mato aparado. “Os cuidados, que já fazem parte das ações contínuas e constantes de limpeza da cidade, estão sendo reforçados com o objetivo de prevenir, por exemplo, acidentes, proliferação do Aedes aegypti, surgimento de animais peçonhentos e perdas à população em razão da invasão das águas”.

Outro ponto que tem sido rota permanente das equipes é a Avenida Mário Andreazza, que está recebendo nessa semana limpeza dos canteiros e das vias.

Mário Andreazza: Outro motivo para concentração de serviços e equipes na Mário Andreazza é o recente furto de cabos de energia na região. No ano passado, a prefeitura deu início à implantação do serviço de iluminação pública em pontos mais críticos da via. “Entendendo o problema daquela região e da população que mora ou que depende de acesso à via, é que a prefeitura implantou a iluminação, mesmo não sendo sua competência. Fizemos um esforço para levar esse benefício à população e agora criminosos estão roubando a fiação e impondo transtorno àquela localidade”.

O principal interesse no furto é a extração do cobre, mas há também a retirada de alumínio da fiação. Ambos costumam ser vendidos no mercado ilegal, bem abaixo do valor normal dos produtos. A ação dos ladrões tem sido um problema grave para a sociedade, desafio para a polícia identificar e prender os criminosos, além de grande prejuízo aos cofres públicos.

“A falta de energia é primeiro transtorno, depois vêm o desembolso adicional que é necessário para restabelecer o serviço”, pontuou o secretário.

A população pode, por meio do 0800 647 41 42 e do 0800 779 2000, solicitar serviços como de Iluminação Pública e ainda denunciar os furtos, colaborando com os serviços empreendidos pelo Município e pela Polícia na investigação e na coibição de novos crimes.

Por: Marianna Peres - Secom/VG