Cabos de iluminação pública são furtados em Várzea Grande

Combate ao Crime
Cabos de iluminação pública são furtados em Várzea Grande

Os prejuízos no ano de 2018 ultrapassaram R$ 300 mil reais


23/01/2019    365

Mais furtos de cabos de fios de cobre foram registrados pelas equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana neste mês de janeiro. Foi detectado que a fiação foi levada dos bairros Cohab Tarumã na rua Chile, próximo ao posto de combustíveis Papito, no Mapim na rua DNER, nas ruas do entorno do Mini Estádio do Ipase e nos viadutos da Avenida da Feb, além de várias ruas do bairro da Manga.

Ainda não é possível precisar quantos metros foram furtados neste mês, no entanto é mais um prejuízo para os cofres públicos, que vêm sofrendo com o roubo constante de cabos de fios de cobre e outros equipamentos de iluminação pública, em Várzea Grande. O secretário da Pasta Breno Gomes informou que pretende tomar outras medidas para combater os roubos, e junto com a Guarda Municipal e Polícia Militar traçar estratégia de atuação.

“Estamos deixando de realizar melhorias na cidade, para substituir cabos furtados, equipamentos danificados. No ano de 2018 os furtos registrados causaram prejuízos que ultrapassaram R$ 300 mil reais. Neste ano ainda não computamos os prejuízos mas identificamos que a cada dia mais roubos são registrados. “Vamos intensificar junto as Forças de Segurança que atuam na cidade nas áreas onde existem um maior número de roubos. “Já registramos boletins de ocorrências, mas precisamos de uma medida urgente, a população é quem mais sofre com isso”, afirmou Breno Gomes.

O secretário pede à população que denuncie situações como furto de cabos e outras demandas de iluminação pública através dos dois canais de atendimento da Prefeitura: o Disque Iluminação Pública (0800 779 2000), ou pelo site da Prefeitura  de Várzea Grande por meio da Ouvidoria Cidadã (www.varzeagrande.mt.gov.br- 0800 647 4142). Os moradores também devem acionar a Polícia Militar para denunciar estas ações criminosas pelo número 190.

Breno Gomes explica ainda que para melhorar ainda mais a prestação de serviços de Iluminação Pública na cidade a Prefeitura de Várzea Grande, disponibilizou um canal  de comunicação entre a prefeitura e o cidadão, para dar mais agilidade no atendimento que é o disque Iluminação Pública. Por este canal, é a população quem informa problemas de iluminação pública das comunidades. Esse serviço tem como objetivo receber demandas de troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, garantindo a reposição. São 4 equipes no sistema 24 horas para atendimento e mais uma equipe para obras, como troca de braços ou postes.

"Para facilitar a manutenção da iluminação pública da cidade, o serviço de atendimento funcionará 24 horas por dia. Por meio da ligação gratuita, que também pode ser feita por telefone celular. As demandas de iluminação pública podem ser informadas durante todos os dias da semana, com um prazo de resposta de até 72 horas. Utilize este serviço com consciência e juntos podemos fazer o melhor pela nossa cidade. Vamos junto combater o crime de roubos denunciando", disse Breno.

Por: Da Redação - Secom/VG