Programa Ginástica Laboral traz resultado positivo e melhora desempenho no trabalho

Educação
Programa Ginástica Laboral traz resultado positivo e melhora desempenho no trabalho

A meta é expandir o programa para demais Pastas da Administração Municipal


28/01/2019    263

O programa Ginástica Laboral atende os servidores da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, desde 2017, e já traz resultados positivos no desempenho do dia-a-dia dos servidores. Se trata de um importante programa preventivo e terapêutico para a promoção da saúde dos profissionais da pasta e que resulta em melhor qualidade de vida e bem estar.

O programa funciona duas vezes por semana. No período da manhã, professores de Educação Física reúnem os servidores em seus setores para a execução dos exercícios, em média a sessão dura 5 minutos com exercícios de baixo impacto como uma série de alongamentos de pescoço, membros superiores, inferiores, facilitando a mobilidade articular e o fortalecimento muscular em geral, promovendo mais disposição para as atividades durante todo o período do expediente.

Segundo o superintendente Jadir Pereira, a Ginástica Laboral foi uma inovação proposta pelo Esporte e logo ganhou adeptos entre os servidores, que já se habituaram aos exercícios melhorando a performance, adotando uma melhor postura no desenvolvimento das atividades, reduzindo o risco do aparecimento de doenças causadas por hábitos que fazem mal a saúde.

Para os professores Cristina Ferreira de Sá e Rogério Santos Vieira, coordenadores do projeto, a Ginástica Laboral tem o objetivo de reduzir os esforços na execução de tarefas diárias, melhorar a postura, combater o estresse, bem como possibilitar a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, proporcionando a melhora da agilidade, concentração, desenvolvendo a consciência corporal, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe.

Os resultados positivos já estão sendo sentidos pela servidora Janaína dos Reis Silva, lotada no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação. Segundo ela, sua postura melhorou bastante após o início das sessões de ginástica, que ocorrem nas manhãs de terças e quintas-feiras no setor onde trabalha. “A gente fica com mais disposição para as tarefas e no final do dia já não me sinto tão cansada”, afirmou.

Jadir Pereira informou que em 2019 a Ginástica Laboral vai continuar atendendo a Secretaria de Educação e o projeto da Superintendência é ampliar o atendimento para mais funcionários das demais secretarias. “Temos um projeto finalizado para o atendimento de grande parte dos funcionários do Executivo, além de diversificar as atividades com a aquisição de equipamentos que possibilitarão o exercício localizado individual e cadeiras específicas para a realização de sessões de quick massage”, destacou.

Para o secretário Silvio Fidelis, a Ginástica Laboral é importante para promover a integração social, melhorando o relacionamento interpessoal e reforçando a autoestima, além de diminuir o número de afastamento do trabalho por motivo de doença e aumentar a satisfação do servidor no ambiente de trabalho. “A Ginástica laboral já é tradicionalmente praticada em países do primeiro mundo como Estados Unidos e Japão com resultados positivos para os trabalhadores e empresas. Toda a inovação que possibilite a valorização do funcionário e a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho para nós é muito bem vinda”, declarou.  

Por: Fred Nogueira - Secom/VG