Várzea Grande já empossou 65% dos aprovados no último concurso

Educação Municipal
Várzea Grande já empossou 65% dos aprovados no último concurso

A prefeita Lucimar Sacre de Campos pediu a dedicação e empenho dos novos servidores públicos municipais nos avanços da Educação de Várzea Grande.


04/02/2019    1750

 

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo secretário Silvio Fidelis, deram posse a mais 110 novos servidores municipais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande. A cerimônia foi realizada, no auditório do Anexo da SMECEL e contou com a participação do senador por Mato Grosso e ex-prefeito da cidade por três mandatos, Jayme Veríssimo de Campos, secretários municipais, vereadores e do presidente da Câmara Municipal, Fábio José Tardin. 

De um total de 1.090 aprovados apenas para a área educacional no concurso público que está completando um ano, a Prefeitura de Várzea Grande já empossou 705 profissionais, ou 65% dos aprovados, mesmo o concurso tendo validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A grande maioria são de professores, mas não deixou de contemplar outras áreas também essenciais, como os mestres, que são os técnicos em desenvolvimento Educacional Especializado, em nutrição escolar; Infraestrutura e Higienização; Segurança da Infraestrutura Escolar e Transporte Escolar.

Promovido pelas Secretarias de Administração e Educação, o concurso público realizado em 2017 teve 1.090 candidatos aprovados para a pasta da Educação, sendo 705 candidatos convocados e empossados. Dos novos servidores municipais, 100 são professores nível superior para docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, 5 professores nível superior PCD (vagas reservadas para pessoas com deficiência) e 5 Técnicos de Suporte Administrativo para Transporte Escolar (Motorista) que irão reforçar o quadro de profissionais da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos parabenizou os novos servidores e destacou as melhorias promovidas na rede municipal de ensino nesta gestão. Lucimar apontou a evolução do nível de aprendizado com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado do trabalho de professores, técnicos e diretores junto aos alunos e do programa constante capacitação dos profissionais da Rede municipal. “Nossa meta é a conquista da excelência nos processos de ensino aprendizagem, buscando sempre a superação e dando condições necessárias para que nossos alunos possam alcançar resultados cada vez mais positivos em sua jornada escolar”, declarou.

Falando sobre o Programa da Escola em Tempo Ampliado – ETA, a prefeita lembrou que, no ano passado, dos 1.300 alunos participantes do programa, cerca de 89% dos estudantes foram aprovados com média acima de 6 no resultado geral.

O secretário Silvio Fidelis informou que no próximo mês de maio, a prefeitura inaugura mais 4 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, e a atuação dos novos profissionais que estão chegando será fundamental para garantir o pleno funcionamentos das novas unidades já que na Educação Infantil de 2 a 5 anos, o município possui 10 mil alunos, nas escolas de ensino fundamental outros 15 mil e 2 mil nas unidades do campo, com uma demanda sempre crescente pois o município de Várzea Grande apresenta um processo de desenvolvimento diferenciado em relação aos outros municípios de Mato Grosso devido a grave crise no país.

O secretário anunciou a ampliação do número de escolas que participam do Programa em Tempo Ampliado – ETA. Este ano, alunos de mais 4 escolas municipais irão participar, elevando para 17 o número de escolas inscritas no programa, idealizado pela prefeita Lucimar Campos, que desenvolve várias atividades extracurriculares, ligadas a atividades culturais, esportivas e de reforço no contra turno escolar.

Para Marizete Rodrigues de Morais, a expectativa após a posse como professora efetiva da rede municipal é a melhor possível. Para ela, que já atuou na rede como Técnico Administrativo Educacional – TAE na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” é “uma satisfação poder voltar a atuar na Educação de Várzea Grande agora como professora efetiva.”

Já o novo servidor Aristóteles Onassis, de 47 anos, estudante de Gestão Pública, aprovado como Técnico de Suporte Administrativo Para Transporte Escolar após ser empossado no cargo, por iniciativa própria, vai atuar na rota de transporte de alunos especiais. “Quero me dedicar aos alunos especiais e ajudar no que puder nesse trabalho de tanta responsabilidade que é transportar estudantes para nossas escolas”, afirmou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG