Dois dos principais tipos de câncer, de mama e de colo de útero, que tem alta incidência, mas também tem reais possibilidades de cura quando descobertos no início, poderão ser detectados de forma mais eficiente, inclusive com encaminhamento de pacientes para o tratamento de forma ágil.

Graças a uma parceira entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura de Várzea Grande, a população poderá contar com os atendimentos da Unidade Móvel de Atendimento Sesc Saúde Mulher nos próximos 60 dias.

Em alusão ao mês da Mulher, que é o mês de março, o Mamóvel, atenderá as pacientes já reguladas pela rede e também os atendimentos espontâneos, a estimativa é de 40 atendimentos/dia. As atividades contam também como apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT).

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea grande possui atualmente uma lista de pacientes agendados para a realização de exames de mamografia e colo de útero, sendo que essa parceria deve zerar essa fila de espera pela realização dos exames.

Os laudos serão emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, uma das instituições mais renomadas no tratamento do câncer.

Médicos especialistas atenderão no Centro de Especialidades em Saúde - CES, antigo Postão. Se forem casos que demandam tratamentos diferenciados, os mesmos serão encaminhados para o Hospital do Câncer em Cuiabá. 

O caminhão equipado com consultórios está instalado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) IPASE, localizada à R. Guararapes, 274 - Jardim Aeroporto, Várzea Grande. O atendimento acontece das 8h às 17h. A unidade possui uma estrutura moderna e é acessível a portadoras de necessidades especiais. Além da assistência médica, serão realizadas atividades de educação em saúde em instituições de ensino do município durante o período em que a unidade móvel estiver no município.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, destacou a relevância da parceria para trazer os serviços de saúde de qualidade ao público feminino e a custos mais acessíveis ao município. "É uma soma de esforços para que os resultados sejam os melhores possíveis", frisou. 

Ela sinalizou que todos os esforços de seu governo são no sentido de garantir acesso das pessoas a saúde de qualidade. “Estamos atentos, vigilantes e sempre que possível e dentro de nossas possibilidades ofertamos atendimento e tratamento para todos, inclusive para entre 35% até 50%, dependendo da época do ano, de atendimento para pacientes de outras cidades e mesmo Estados”, frisou Lucimar Sacre de Campos.

O lançamento oficial da atividade, ocorreu nesta terça-feira, 05, com a presença de várias autoridades. Um deles foi o diretor Regional do Sesc, Carlos Alberto Rissato, que em seu pronunciamento falou da alegria de fazer parte desse grande cuidado que a gestão se empenha em promover para com a saúde pública de seu município. “Essa parceria vem para fortalecer a saúde da mulher não só de Várzea Grande, mas também dos municípios vizinhos, e um dos nossos principais objetivos é contribuir em massa para acabar com a fila de espera para realizar esses exames, o que esperamos que ocorra já no primeiro mês de atendimento”, afirma o diretor do Sesc.

Segundo o representante da SMS de Várzea Grande que está a frente da organização dessa ação, Geovane Renfro, os atendimentos são totalmente gratuitos e regulados pela rede SUS. Simultaneamente ocorrerão ações educativas desenvolvidas também pela secretaria municipal de saúde, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Unidade Móvel

Com equipamentos de ponta, a estrutura interna da unidade Móvel Saúde Mulher consiste em consultório para realização de exames cito patológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Conta também com equipamentos multimídia e macro modelos para realização de ações de educação em saúde com escolares e com a comunidade.

Para realizar o atendimento às mulheres no Mamóvel, o Sesc conta com uma equipe multiprofissional formada por duas técnicas de radiologia, uma enfermeira, uma técnica de educação em saúde, um auxiliar administrativo atuando in loco, e ainda, equipe de apoio da administração regional, composta por técnico de manutenção, analista e médico responsável técnico.