O desafio da implementação do conceito da Escola evolutiva com a meta da excelência no processo de ensino aprendizagem tem como base as palestras e debates que permeiam a Semana Pedagógica, que teve início na manhã desta quinta-feira, 7, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” no bairro Mapim e segue até sábado com ações reunindo diretores, coordenadores, articuladores do Programa ETA e professores da rede pública municipal de Várzea Grande.

Conforme o secretário Silvio Fidelis, a Semana Pedagógica contempla estudos e reflexões da função de professor para a adequação aos saberes locais, definidos como modo de Ser e Fazer de cada espaço e tempo. “Os potenciais educativos devem gerar oportunidades e ao mesmo tempo descobrir que ensinar é criar condições e situações para a aprendizagem”, afirmou.

A superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon explica que, além das discussões sobre o planejamento e diagnóstico, o tema da Semana Pedagógica de 2019 “Conhecendo o documento de referência curricular do Estado de Mato Grosso da Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, será pauta das várias formações de aprendizagens ativas que irão ocorrer durante todo o ano.

“A Base foi homologada em 2017, no ano passado e nós construímos o Documento Curricular de MT, por isso este ano, todas as redes estão trabalhando para sua implementação através de formação continuada”, pontuou.

No primeiro dia, reunidos nas salas da EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” professores pedagogos que atendem alunos do 4º e 5º anos e professores de área do 4º ao 9º anos, divididos por áreas como Ciências Humanas e Sociais, das matérias História/Geografia/Ensino Religioso, Linguagem das disciplinas de Artes/Educação Física e Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática receberam as orientações das equipes do setor Pedagógico da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – Seduc e Undime/MT.

Na sexta-feira, os trabalhos continuam em dois polos com atividades nos períodos matutino e vespertino. No polo do Anexo da secretaria de Educação serão reunidos os professores do 1º ao 3º ano das regionais Leste, Sul e Centro que receberão as palestras e no pólo da EMEB “Professora Marilce Benedita de Arruda” também com os professores do Ciclo Básico das regionais Norte e Oeste.

No sábado, no Anexo da SMECEL, os trabalhos da Semana Pedagógica serão voltados exclusivamente ao atendimento aos profissionais da Educação Infantil. Gestores, coordenadores, professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil – TDI, que terá início com a exposição temática, trabalhando os temas da Educação infantil, os campos de experiências, diagnóstico e planejamento a partir do documento de referência da BNCC.

O secretário Silvio Fidelis reforça que a Semana Pedagógica é um importante encontro dos profissionais da educação no início do ano letivo, que começa no próximo dia 11 em Várzea Grande. Para ele, o acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos alunos são efetivas a partir de uma Proposta Pedagógica elaborada das análises dos resultados das avaliações externas e internas, estabelece metas e ações, dando prioridade para o planejamento e as intervenções necessárias após a análise dos dados.

“As escolas não devem ser vistas como células isoladas, externas ou pontuais, mas sim serem consideradas um conjunto de iniciativas interligadas em diferentes dimensões, envolvendo vários sujeitos de forma colaborativa, para que possamos ter uma escola de qualidade, evolutiva e excelência no aprendizado”, declarou.