IV Conferência Municipal do Idoso será realizada no dia 15 de fevereiro, em Várzea Grande
Direitos Constitucionais

IV Conferência Municipal do Idoso será realizada no dia 15 de fevereiro, em Várzea Grande

Os resultados da Conferência Municipal serão encaminhados para as etapas estadual e nacional

A secretaria de Assistência Social promove em 15 de fevereiro, a IV Conferência Municipal do Idoso. Com a temática “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o evento acontecerá no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (CEPAC), Centro, das 7h às 18h. O objetivo da conferência é servir como espaço de debate das ações voltadas aos idosos do Município. A Conferência pautará as propostas para as conferências estadual e nacional.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar disse que o seminário é fundamental para o debate sobre os direitos dos idosos. “O Brasil tem visto a expectativa de vida de população ser ampliada nos últimos anos, logo, garantir uma qualidade de vida melhor para os idosos é um dever do Estado e é nas conferências que nós fortalecemos o movimento que vai fazer com que esses direitos sejam assegurados, garantidos e cumpridos”, frisou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, a conferência é importante porque ela vai pautar as discussões que serão levadas para as conferências estadual e nacional que acontecem este ano. “É na conferência que nós discutimos a necessidade de calçadas mais largas, rampas de acesso, barras de corrimão, banheiros públicos acessíveis, diminuição da espera nas filas dos bancos, entre outros assuntos, por uma vida produtiva. Por isso é importante que a participação seja expressiva neste evento municipal”, destacou Flávia.

Na ocasião, serão debatidos assuntos referentes à política municipal de atendimento ao idoso, e as conclusões serão repassadas para as etapas regional e estadual, que são preparatórias para a Conferência Nacional. Também serão eleitos delegados para representar Várzea Grande nessas fases.

Na IV Conferência serão debatidos os eixos com especialistas se subdividindo em quatro grupos. Gestão, Financiamento, Participação e Violência e Abandono nortearão as discussões. Os resultados serão levados às autoridades durante a IV Conferência Estadual do Idoso.