Gestores da rede municipal de ensino participam de Seminário promovido pela UNDIME/MT

Capacitação
Gestores da rede municipal de ensino participam de Seminário promovido pela UNDIME/MT

O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


22/02/2019    191

Gestores das escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande participaram do 1º Seminário de Implementação do Documento de Referência Curricular (DRC) das Redes de Ensino de Mato Grosso. O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), teve início com abertura solene na quinta-feira(21), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e os debates se estenderam durante todo o dia 22.

A abertura do seminário contou com as presenças, da secretária de Estado de Educação, Marioneide Klimeaschewsk, do presidente da Undime, Silvio Fidélis, da presidente do Conselho Estadual de Educação, Adriana Tomasoni e do presidente da AMM, Neurilan Fraga, além de representantes ligados ao segmento da educação dos 141 municípios de Mato Grosso.

O presidente da Undime/MT e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis, informou que com a homologação da BNCC em dezembro de 2017, a Undime iniciou em regime de colaboração com a Seduc, a elaboração do Documento de Referência Curricular – DRC para Mato Grosso, etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo a orientações da Base como referência.

“Após um processo de estudo, discussões e produção por parte do grupo de redatores de MT, a versão preliminar foi encaminhada para consulta pública. O documento ficou disponibilizado por 53 dias para que recebesse as contribuições dos profissionais da Educação dos 141 municípios. Neste período, foram recebidas mais de 200 mil sugestões que foram analisadas para a elaboração da versão final do documento”, declarou.

Segundo Fidélis, o documento foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação que, em parceria com a Undime, aprovou o parecer que em seguida foi homologado pela Seduc em 2018.

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Marioneide Klimeaschewsk, destacou que a meta para 2019 será fortalecer o documento nas redes de ensino de Mato Grosso. “Para quem é educador a BNCC é prioridade, porque é a essência do trabalho pedagógico que faz a diferença na educação de nossas crianças. Esse documento foi construído por muitas mãos e discutido onde realmente a educação acontece, que é no chão da escola e nas realidades específicas e diversificadas de todo o Estado”.

O secretário Silvio Fidélis informou que a participação dos secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos das respectivas secretarias municipais neste 1º Seminário tem como foco a formação continuada e a ressignificação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais. “O papel dos dirigentes é orientar a implementação do DRC em suas respectivas redes e eles receberão as informações que estão voltadas para além da implementação do documento”.

Ele ressaltou que, com a homologação do DRC-MT em 2018, o ano de 2019 será o ano de implementação do documento para as etapas da educação infantil e ensino fundamental de responsabilidade dos municípios.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG