Prefeitura decreta 4 de março ponto facultativo e desencadeia ações educativas no período de carnaval

Segurança e Prevenção
Prefeitura decreta 4 de março ponto facultativo e desencadeia ações educativas no período de carnaval

Quarta de Cinzas (6), o expediente será em horário corrido das 13h às 18 h.


25/02/2019    943

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande em sequência ao calendário anual de feriados e pontos facultativos decreta ponto facultativo no dia 4 março (segunda -feira), somente para Administração Pública, direta e indireta, já no dia 06 de março (quarta-feira), o expediente é facultativo apenas até às 12 horas, retornando o expediente normal de trabalho a partir das 13 horas. A terça-feira, 05 de março, já é feriado nacional.

O ponto facultativo é alusivo às festividades de Carnaval e ao feriado de Quarta-feira de Cinzas(6), o servidor deverá cumprir seu horário no expediente corrido de 13h às 18h.

Por esse motivo, de segunda a quarta-feira somente estarão funcionando os serviços essenciais como coleta de lixo, limpeza pública, de saúde, segurança, socorros urgentes, fiscalização, orientação de trânsito e vigilância, entre outros que em razão dos serviços executados não admitem paralisação. O Decreto nº 82, de 03 de dezembro de 2018, assegura que não afetará o funcionamento dos serviços essenciais do município.  

Para manter a ordem e segurança pública da população, a Guarda Municipal de Várzea Grande realiza uma Operação Educativa de Carnaval com foco na “Lei Seca” com panfletagem em pontos de intensa circulação de veículos no município. A ação teve início no dia 22 de fevereiro na Rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e prossegue até a sexta-feira de Carnaval (01) de março. Todo o efetivo da GM está empenhado na realização desta mega tarefa que conta com escala do efetivo operacional e cobrirá os eventos tradicionais que ocorrem na cidade, em especial Bonsucesso e Passagem da Conceição, onde famílias se reúnem para celebrar as festividades carnavalescas.

O principal objetivo da atividade é proporcionar mais segurança no município conscientizando sobre os malefícios que envolvem direção x álcool.

Conforme o secretário da Defesa Civil e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, uma operação especial foi elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria, para garantir a tranquilidade da população várzea-grandense e de turistas no período que antecede e durante o período de Carnaval. “Todo o efetivo operacional estão escalados para participarem dessa ação pré-carnavalesca e também durante os quatro dias de festa”, pontuou.

Para viabilizar a mobilidade das equipes envolvidas, o esquema de segurança se fortalece com fiscalização ostensiva que inicia no sábado (02) de março e contará com presença ostensiva de viaturas em pontos distintos do perímetro urbano de Várzea Grande, com equipamentos de testes de bafômetro para prevenção de acidentes. “Álcool e direção não combinam, a campanha visa a diminuição de acidentes, com a garantia de um trânsito mais seguro com intuito de salvar vidas dos munícipes”.  

O comandante disse que é um período de conscientização aos condutores sobre a importância do uso do cinto de segurança, de respeitar os limites de velocidade e de não dirigir após consumir bebidas alcoólicas. “Essas ações são salutares para que as pessoas se conscientizem sobre o perigo da mistura de álcool com direção, principalmente no Carnaval, em que as pessoas acabam bebendo e extrapolando um pouco mais”.

Conforme o comandante da GM, Evandro Homero Dias, a ação visa coibir acidentes, embriaguez ao volante, armas, drogas, veículos roubados e outras situações. "A abordagem visa estabelecer a ordem pública. Estão sendo feitas as operações para tentar inibir quaisquer situações que venha trazer risco à vida das pessoas", explica.

A mega operação é uma força tarefa que estará em pontos de grande circulação na cidade para evitar a incidência de colisões graves e conflitos veiculares, aumentando a segurança viária. Vale destacar que a Guarda Municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social promove também dia (01), sexta-feira, das 7h às 11h da manhã, a Blitz Educativa - Prevenção e Combate a Violência e Exploração sexual “Carnaval é 100”. A ação educativa e orientativa ocorrerá em 5 pontos distintos do município,  Aeroporto Internacional Marechal Rondon; Rodoviária; Terminal André Maggi; Trevo do Lagarto e nos estabelecimentos comerciais do Grande Cristo Rei.  

“A blitz é de alta visibilidade e de caráter pedagógico, para que a população sinta a presença dos agentes nas ruas e evitem cometer infração, protegendo a vida e reduzindo a probabilidade de se envolver em acidentes. Essa operação desencadeada no feriado de Carnaval tem a meta de coibir o aumento de consumo de álcool, por ser uma época onde existem muitas festas carnavalescas, no qual naturalmente aumenta o consumo de bebidas”, explica o comandante. 

Homero assegura ainda que a tendência é reforçar essas mobilizações para criar a cultura do respeito às normas de trafegabilidade do veículo e condutor. “As blitzes serão realizadas em todos os turnos, inclusive de madrugada para evitar à ocorrência de acidentes de trânsito em decorrência a ingestão de álcool”.

A operação seguirá por pontos distintos da cidade, 24 horas por dia, até a quarta-feira de ‘Cinzas’ (06). 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG