Educação promove 1ª reunião do ano com profissionais do Programa de Escola em Tempo Ampliado

Reforço Escolar
Educação promove 1ª reunião do ano com profissionais do Programa de Escola em Tempo Ampliado

A meta é chegar com o programa em 22 escolas municipais de Várzea Grande até 2020


27/02/2019    152

Com o retorno das atividades do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA para o ano letivo de 2019, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande promoveu a primeira reunião com os profissionais que desempenham funções nas unidades escolares beneficiadas pelo programa.

O encontro ocorreu no auditório do Anexo da Educação, no bairro Aeroporto, e reuniu mais de 140 profissionais da educação entre coordenadores, professores articuladores, monitores das oficinas de Letramento, Raciocínio Lógico, Esporte, Informática, Manuseio da Terra, Artesanato, Teatro, Música e Dança, além de técnicos de Suporte Administrativo Educacional em Nutrição e Higienização Escolar.

O secretário Silvio Fidelis, abriu os trabalhos destacando os avanços conquistados nos últimos anos nos processos de aprendizagem da rede municipal de ensino e creditou parte deste sucesso a implementação do Programa ETA nas unidades escolares. Para ele, o programa contribuiu e está contribuindo de maneira decisiva na melhoria no nível do ensino público em Várzea Grande. “Precisamos avançar nos resultados e isso é uma tarefa de todos nós, no dia-a-dia na escola, em nossas atividades nas oficinas com os alunos, precisamos de todo o empenho, dinamismo e profissionalismo de cada um para alcançarmos o padrão de excelência nos processos de ensino aprendizagem”, afirmou.

Durante o encontro, os profissionais debateram temas referentes às atividades dos alunos participantes do Programa e deliberaram rotinas administrativas, encaminhamentos para o aperfeiçoamento do ETA nas escolas como a elaboração de relatório das rotinas, fiscalização da assiduidade, acompanhamento junto à equipe gestora de cronogramas de reuniões e avaliações mensais, inclusive com pais e responsáveis, além da organização dos espaços na escola para a realização das oficinas.

Para a coordenação do ETA, o programa não visa quantidade mais sim a qualidade das ações que são desenvolvidas e os resultados positivos no aprendizado dos estudantes. As avaliações do desempenho mensal ocorrem sistematicamente promovidas pelas equipes gestoras que atendem as 17 unidades selecionadas que recebem o programa, implementado na rede municipal de Várzea Grande em 2015 por iniciativa da prefeita Lucimar Campos. A meta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer é estender o Programa ETA para atender aos alunos de 22 escolas municipais de Várzea Grande até 2020.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG