Palestra marca abertura oficial da Semana do Consumidor em Várzea Grande

Parcerias
Palestra marca abertura oficial da Semana do Consumidor em Várzea Grande

O encerramento da semana acontece na escola municipal ‘Faustino Antônio da Silva’ com gincana do conhecimento


07/03/2019    283

A coordenadoria de Defesa do Consumidor, unidade Várzea Grande, deu início na manhã desta quinta-feira (07) a programação alusiva ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. A abertura do evento aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica ‘Faustino Antônio da Silva’, onde os alunos da Rede Municipal participaram de palestra educativa sobre os direitos do consumidor. A ação integra a programação da Semana do Consumidor que acontece até o dia 30 de março.

A coordenadora do Procon, Carolina Moreira explica que a escola 'Faustino Antônio da Silva',  também vai abrigar a ‘Gincana de Conhecimentos’. O evento fecha as ações da semana do Procon, dedicada ao direito do Consumidor. “Todo o conteúdo ministrado neste dia vai servir de questões que serão cobradas durante a gincana, que será realizada no dia 30 de março, por isso mesmo é importante que os alunos tenham bastante atenção para os temas que serão abordados”.

O presidente do Conselho dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), unidade Várzea Grande, Vagner Spiguel Júnior, disse que a ação promovida pelo Procon e parceiros vem ao encontro das diretrizes do órgão que é o de formar cidadãos mais conscientes aos seus direitos e mais sustentáveis, uma vez que também se discute o manuseio de produtos descartáveis e a proteção ao meio ambiente.

Carolina Moreira lembra ainda que o objetivo do projeto ‘Procon na Escola’ é o de conscientizar os alunos, de uma forma lúdica, sobre a importância de se conhecer o seu direito enquanto consumidor mirim, além de cumprir política estruturantes em garantir por meio da Educação, uma rede de conhecimentos e informações voltadas para essa faixa etária.

“As crianças assimilam mais rapidamente as informações que recebem, e acabam sendo multiplicadores de boas ações e iniciativas, principalmente dentro de casa. A nossa meta é formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. O projeto ‘Procon na Escola’ já atendeu cerca de 1,6 mil estudantes da Rede Pública Municipal”, destacou Carolina Moreira.

Já a coordenadora da Escola ‘Faustino Antônio da Silva’, disse que é a primeira vez que a equipe do Procon realiza na unidade escolar o projeto “Procon na Escola” e que o tema abordado é necessário para promover o consumo consciente, uma vez que os jovens são suscetíveis as propagandas de diversos produtos. “Essa ação é uma maneira eficaz de conscientizar e educar esses pequenos consumidores, que muitas vezes acabam influenciando os pais na compra de determinados produtos, sem nenhuma informação”, completou.  

A secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, parceira da ação, promoveu na unidade escolar demonstração de produtos artesanais feitos de materiais descartáveis, como papel, caixa de leite entre outros. A ação integra o projeto 3Rs – que consiste na metodologia de se Reciclar, Reutilizar e Reduzir os danos ao meio ambiente.

Programação: Dia 11/03: Às 8h00 - Palestras com parceiros, na Escola Municipal de Educação Básica ‘Faustino Antônio da Silva’, onde será realizada palestra educativa.

Dia 12/03: Às 7h30: Blitz Educativa na rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Dia 15/03: Às 8h00: Café da Manhã na sede do Procon para os consumidores. Já às 15h será realizado uma Blitz Educativa no Paço Couto Magalhães.

Dia 18/03: Às 7h00 – Panfletagem na Avenida Couto Magalhães.

Dia 21/03: Às 9h00 – Fiscalização Mirim, com alunos da Emeb Faustino Antônio da Silva e palestras

Dia 29/03: Às 7h30 – Encerramento das atividades com a 1ª Gincana do Conhecimento, na Emeb Faustino Antônio da Silva.

Por: Kátia Passos - Secom/VG