Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia população e comunidade escolar de Várzea Grande

Prevenção
Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia população e comunidade escolar de Várzea Grande

Várzea Grande recebe projeto pioneiro de combate a incêndio e primeiros socorros envolvendo entidades civis


07/03/2019    299

O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande está promovendo um projeto pioneiro no município com o objetivo de capacitar servidores de órgãos públicos, funcionários da iniciativa privada, educadores das escolas e população em geral para o combate a incêndios e primeiros socorros.

De acordo com o comandante do 2º BBM de VG, Major Mario Henrique Faro Ferreira, Projeto Várzea Grande Segura do Corpo de Bombeiros é uma iniciativa pioneira no município que visa responder de forma mais rápida as demandas na prevenção de ocorrências e primeiros socorros, através de um curso de capacitação com 52 horas/aula, ministrado por militares da própria corporação do Corpo de Bombeiros.

Através da parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os primeiros alunos a receber a capacitação foram um grupo de profissionais de Educação Física da Superintendência de Esportes e outro composto de representantes de escolas municipais. A cerimônia de formatura da primeira turma ocorreu no Anexo I da SMECEL, no dia 28 de fevereiro, e contou com a presença do Secretário de Administração de Várzea Grande, Pablo Gustavo Moraes Pereira, além do Superintendente de Esportes, Jadir Pereira e dos representantes do corpo de Bombeiros, Major Mario Henrique Faro Ferreira e Sargento Gilberto Luiz de Jesus.

Conforme Jadir Pereira: “A capacitação de profissionais que atuam nas escolas é importante porque, imprevistos podem ocorrer, e por causa dessa preocupação, solicitamos ao Corpo de Bombeiros a capacitação dos nossos servidores para que pudessem responder com agilidade e segurança quando houver uma ocorrência ”, pontuou.

Segundo o Major Mario Henrique Faro Ferreira, o Projeto Várzea Grande Segura conta com 12 etapas no total, a Secretaria de Educação foi a primeira a ser contemplada com o treinamento de parte de sua equipe. Em um segundo momento, outras entidades serão convidadas a participar da capacitação como a Câmara Municipal, Fórum, Promotoria, Infraero, Várzea Grande Shopping, Associação Comercial, dentre outras. “Queremos que todos os  envolvidos nesse projeto prestem serviços de excelência, e que o conhecimento que foi repassado não fique só para si, mas que possam difundir para todos no trabalho”, explicou Faro.

O curso foi ministrado pelo 1° Tenente Caique Xavier Lima, 1° Sargento Gilberto Luiz de Jesus, 2° Sargento Lindson Ramathis Meira Nascimento, pelos 3° Sargentos: João Paulo Gonçalves, Edson de Oliveira Sá e Celson Alberto Marcondes Santos e pelos soldados: Ademar Alves Vilarindo Filho, Jorge Fernando de Oliveira Campos, Maiky Weslley dos Santos Francisco, Fabrício Magalhães de Almeida e Fernando Correa da Silva.

Por: Luana Silveira - Secom/VG