Teatro de Fantoche da Guarda Municipal aborda tema violência contra a mulher, nas escolas

Educação e Prevenção
Teatro de Fantoche da Guarda Municipal aborda tema violência contra a mulher, nas escolas

Para agendamento as escolas podem ligar pelo telefone 0800 646 3190


18/03/2019    291

Um dos temas mais abordados na atualidade, a violência contra a mulher tem sido assunto de debate na Rede Pública Municipal de Ensino de Várzea Grande. O grupo de ‘Teatro de Fantoche’ – que integra a base de projeto social da Guarda Municipal - realiza neste mês de março, apresentações culturais com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher, com foco na Lei Maria da Penha.

De acordo com a coordenadora do Teatro de Fantoche, e também  Guarda Municipal Inês Guimarães, a peça está sendo apresentada a partir dos cinco tipos de violência prevista na Lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, a da agressão física, da psicológica, da moral, da patrimonial e sexual.

Como o tema é mais específico o teatro está sendo direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano. O espetáculo já foi apresentado nas Escolas Municipais de Educação Básica EMEBs – ‘Lúcia Leite de Campos’, localizada no bairro 13 de Setembro e ‘Tenente Abílio’ – localizada no bairro 15 de Maio, com público de 300 pessoas.

“Atualmente, o feminicídio tem sido um dos assuntos mais discutidos em todo o mundo, daí aproveitamos o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher para chamar a atenção dos jovens para esse fato que tem aumentado muito, e que está sendo praticado contra mulheres, independente do nível social. Como o teatro se tornou ferramenta pedagógica, a nossa preocupação é abordar o tema, ainda que de forma lúdica, com a total responsabilidade, chamando a atenção dos alunos para um fato que deixa vítimas e provoca comoção social”, destacou a coordenadora.   

O secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que é fundamental discutir todas as questões, principalmente a violência contra a mulher, e sendo a escola um local de aprendizado, nada melhor que começar pelas unidades escolares, e usando esta forma de linguagem, fácil de entendimento e adaptada a faixa etária dos alunos, o que facilita a compreensão e dimensão do problema. “Os alunos precisam ter essa abordagem e a discussão em torno desse tema tão importante e atual. É uma forma de também assimilar este assunto que na maioria das vezes pode acontecer em suas famílias e na comunidade em que vivem”.

De acordo com a integrante do Teatro de Fantoche a Guarda Municipal, Faulen Eliza Rodrigues, todas as escolas que desejam receber um dos espetáculos produzidos pelo grupo ‘Arte de Proteger’, devem encaminhar a solicitação junto a base da Guarda Municipal, para agendar a data e horário da apresentação. Ela adianta, que na próxima semana os alunos das escolas ‘Tenente Abílio’ e ‘Paulo Freire’ estarão recebendo o grupo onde será abordando o tema ‘Cultura de Violência’.   

ESPETÁCULO: Dentre os temas debatidos pela equipe da Guarda Municipal de Várzea Grande estão também  à Dengue – combate, prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chinkungunya, e os Cuidados com o Trânsito, principalmente no trajeto para as escolas.

Guarda Municipal fica localizada na Av da Feb nº 2051, Fone 0800 646 3190.

Por: Kátia Passos - Secom/VG