A prefeitura de Várzea Grande está avançando dentro do Plano Estratégico Institucional (PDI). Março finalizou mais uma etapa de preparação para definição de metas e estratégias que serão implementadas em 2019, pertinentes aos Projetos 1 (apoio ao Plano Estratégico) e Projeto 2 (Consciência Cidadã). No ano passado, o Município registrou índice de realização de 72,13%, contra 56,67% no ano anterior.

Nessa variação anual houve evolução de 15,46 pontos percentuais (p.p), indicando maior compromisso das secretarias em melhorar efetivamente a vida da população. Ao passo em que a evolução das metas avançou, o nível de não-realizações caiu de 43,33% para atuais 27,8%. Para 2018 foram instituídas 61 metas entre as 14 secretarias municipais. Com o índice de realização de 72,13%, Várzea Grande cumpriu 44 das 61 metas propostas para curto prazo. Em 2017 eram 60 metas estabelecidas, das quais 34 contempladas.

Para manter o Planejamento Estratégico municipal em evolução e atualizado em acordo com as demandas do período, nos dias 20 e 21, o Município recebeu a visita da secretária de Apoio às Unidades Gestoras e Coordenadora do Programa PDI do TCE/MT, Naíse Silva Freire e do Consultor da UFMT, professor Paulo Ramalho de Souza, para definição das metas que serão implementadas em 2019. As definições foram alinhadas com presenças de secretários municipais e técnicos responsáveis pelas respectivas Pastas.

O Planejamento Estratégico do Município de Várzea Grande, implantado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), consiste em um conjunto de objetivos, metas, indicadores e planos de ação, os quais deverão ser alcançados em curto, médio longo prazos, considerando o período estabelecido de até 2033. Esta ferramenta objetiva contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados à sociedade.

Como explica o Secretário de Planejamento e coordenador Geral do PDI, Edson Roberto Silva, em Várzea Grande constantemente são realizadas implementações ao conteúdo estrutural do Programa PDI e estas adequações são essenciais, pois assim a organização se mantém em constante compasso com a atual conjuntura competitiva.

O Projeto Consciência Cidadã tem por conceito a transparência da informação e o estímulo à participação dos cidadãos nos resultados das políticas públicas municipais. Esta ferramenta contribui não só na melhoria da eficiência e prestação dos serviços públicos, como também orienta o gestor público no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

Sendo assim, a essência deste projeto é buscar o desenvolvimento integrado e permanente da Instituição, a partir da transferência de conhecimento, boas práticas de gestão e aproximação do cidadão ao Município.