Mutirão 'Prati-Cidade' promoveu cerca de 3 mil atendimentos na sua 14ª edição

Mutirão 'Prati-Cidade' promoveu cerca de 3 mil atendimentos na sua 14ª edição

A Assistência Social levou serviços do Cartão Bolsa Família, expedição de documentos, corte de cabelo, entre tantos outros

29/03/2019    293

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira (29), a 14ª edição do projeto de cidadania 'Prati-Cidade', primeira de 2019, na Escola Estadual “Terezinha de Jesus Silva”, no bairro Nova Fronteira. A ação articulada com a integração das Pastas envolveu diversos órgãos públicos e associações comunitárias para atendimento à população local, nas áreas jurídicas, previdência social, assistência social, entre outros. O Mutirão da Cidadania já percorreu diversos bairros do município, totalizando média de 3 mil atendimentos à população por edição.

De acordo a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, a ação visa promover praticidade em atendimentos essenciais aos moradores, principalmente aos que residem em locais mais distantes. “A meta é estender o trabalho a outras comunidades e zonas rurais do município, e por fim beneficiar todos os moradores do município. Nesta 14º Edição mantivemos a média de atendimento de 3 mil, nas diversas áreas de serviços disponibilizados ”.

“Queremos estar próximo da população, e com isso, temos a oportunidade de apresentar nossos serviços, como os Programas de transferência de renda que incluem, Bolsa Família e o Pró-Família, bem como os projetos sociais 'Juventude Ativa', 'Amigas Empreendedoras' e 'Laços Maternos'. É uma oportunidade de atendermos as comunidades de forma mais célere com toda a extensão dos órgãos da Prefeitura Municipal ”, disse a secretaria de Assistência Social, Flávia Omar.

Flávia Omar destaca ainda que “a promoção da cidadania se faz com a difusão da consciência de que todos somos sujeitos de direitos. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, aos direitos civis, políticos e sociais. A cidadania se dá na participação ativa da vida do governo e de seu povo. Por isso levamos 'Prati-Cidade', com todos os serviços essenciais às comunidades mais distantes”.

No espaço da Secretaria de Assistência Social, uma equipe multiprofissional esclareceu aos moradores da região como funciona o trabalho e os benefícios oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social. Durante a ação, o público presente também pôde cadastrar-se em programas sociais.

“Os mutirões de cidadania tem saldo bastante positivo. O evento é agraciado pela participação maciça do público de distintas localidades e dos servidores da prefeitura. Nossa gestão está pautada em atender às necessidades do povo e conhecer de perto a dificuldade de cada morador. Esse é apenas o início de muitos outros trabalhos que iremos desenvolver em prol da população”, enfatizou a secretária de Assistência Social.

A coordenadora do projeto, Bernadete Miranda destaca que o objetivo principal do 'Prati-Cidade' é proporcionar ao cidadão um atendimento ágil, com qualidade, resgatando a cidadania e contribuindo para aproximação entre o governo e o cidadão. “O Mutirão Social disponibiliza, gratuitamente, confecção de documentos aos cidadãos residentes nas comunidades carentes”.

Além dos serviços do Programa Bolsa Família, foram realizados Carteira do Idoso, inscrições para programas sociais, inclusão de novos cadastros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), visitas domiciliares de equipes técnicas, corte de cabelo e panfletagem do Centro Pop – população de rua, dentre outros.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG