Casa de Artes de Várzea Grande participa de feira internacional em Cuiabá

Intercâmbio Cultural
Casa de Artes de Várzea Grande participa de feira internacional em Cuiabá

No stand de Várzea Grande são apresentados produtos artesanais da cidade


01/04/2019    359

O município de Várzea Grande está sendo representado por um stand da Casa de Artes durante a décima primeira edição da Multifeira, Feira Internacional de Cuiabá. A feira teve início no dia 30 de março e vai até o dia 8 de abril no Centro de Eventos Pantanal.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Cultura levou para a exposição, várias peças de artesanatos produzidas pelos artistas e artesãos várzea-grandenses, como as redes do Limpo Grande, violas de cocho, doces de Bonsucesso, peças de decoração e obras de arte de artistas locais.

De acordo com a superintendente de Cultura, Maria Alice Barros, o objetivo da participação da Casa de Artes na Feira Internacional é divulgar os artistas e artesãos do município assim como seus trabalhos, promovendo a valorização da arte várzea-grandense nos mais variados eventos culturais de Mato Grosso e do Brasil. “Os visitantes da feira podem conferir todos os dias das 16 às 23h os produtos artesanais produzidos por nossa gente assim como adquirir as peças e obras de arte, além das apresentações artísticas e da participação especial da Banda Municipal de Várzea Grande”, declarou.

Segundo Maria Alice, a produção artística e artesanal do município de Várzea Grande tem sido divulgada através da participação da Casa de Artes em vários eventos promovidos pelo estado. “O ano passado estivemos apresentando a cultura, as artes e o artesanato de Várzea Grande em um evento empresarial no Malai Manso Resort e foi uma excelente vitrine de divulgação para os valores culturais do município”, lembrou.

Para o secretário Silvio Fidelis, a participação de Várzea Grande através do stand da Casa de Artes possibilita um intercâmbio cultural internacional importante, além de fomentar a visibilidade dos artistas e artesãos locais. “A divulgação de nossa cultura através da participação da Casa de Artes nesses eventos faz parte de nossa política para o fortalecimento dos movimentos culturais e artísticos de nossa cidade”, afirmou.

Além de apreciar e adquirir os produtos produzidos em Várzea Grande, o visitante pode interagir sobre costumes e tradições de outros povos, sua arte, sua gastronomia, e curiosidades, das culturas Árabes, Indiana, Egípcia, Turca, Africana, Marroquina, Italiana, Coreana, Japonesa entre outras.

A 11ª Feira Internacional Multifeira vai até o dia 8 de abril. A entrada custa R$ 5 e 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Hospital de Câncer de Mato Grosso. As apresentações culturais acontecem as sextas, às 20h, sábado e domingo, às 19h.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG