Projeto Ronda Escolar tem resultados positivos na redução da violência

Guarda Municipal
Projeto Ronda Escolar tem resultados positivos na redução da violência

Desde o início do ano letivo já foram realizadas mais de 300 operações nas escolas e entorno


02/04/2019    369

Pautadas em ações preventivas, ostensivas e educacionais, o projeto ‘Ronda Escolar’ - realizado pelo grupamento da Guarda Municipal de Várzea Grande – e que atua nas escolas da Rede Pública Municipal e também em instituições particulares - tem contribuído para a diminuição da violência em frente às unidades escolares, bem como a redução de pequenos furtos nas comunidades localizadas no entorno das escolas.  

De acordo com os dados operacionais da Guarda Municipal, desde o início do ano letivo, já foram computadas mais de 300 operações com a 'Ronda Escolar' e visitas feitas pelos agentes da Guarda dentro das unidades escolares. “Toda ação realizada tem por objetivo dar segurança e tranquilidade aos alunos e pais, e todos que integram o corpo docente e administrativo das escolas”, destacou o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

Como lembra o Comandante as atribuições da Guarda não restringem apenas nas rondas no entorno de escolas, mas também no trabalho de conscientização dos estudantes, com palestras ou visitas periódicas nas unidades escolares, seja para interação, ou para uma possível averiguação de ocorrência. “É comum os servidores da educação e estudantes conversarem com guardas municipais, numa demonstração de satisfação de ver o importante serviço que eles desenvolvem, como um agente protetor e amigo da escola”.

O coordenador operacional da Guarda Municipal, Juliano Lemos, disse que a instituição de segurança municipal vem realizando esse trabalho desde 2016, obtendo resultados positivos uma vez que com a execução do projeto ‘Ronda Escolar’, os dados estatísticos apontaram uma diminuição de ocorrências no entorno das escolas atendidas, bem como a ocorrência de pequenos delitos ou furtos, nas proximidades das unidades escolares.

“A ronda escolar é uma iniciativa que deu certo, hoje indispensável para a segurança dos alunos, direção escolar e corpo técnico além da proteção do próprio patrimônio público. Atuamos em três frentes de trabalho, a primeira age no patrulhamento e visitas regulares nas escolas da rede pública. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas unidades escolares, já a terceira se refere às  ações sociais realizadas pela Guarda Municipal, como o Teatro de Fantoche, que aborda de forma lúdica, diferentes temas. A Guarda Cidadã busca trabalhar de modo a contribuir para a segurança e a formação dos alunos da Rede Pública aumentando cada vez mais os laços de cooperação entre a instituição de segurança municipal e a secretaria de Educação”, completou Juliano Lemos.   

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, disse que a parceria com a Guarda Municipal define as responsabilidades legais de cada órgão na garantia dos serviços de segurança preventiva realizada em todas as Escolas Municipais de Educação Básica e também nos Centros Municipais de Educação Infantil. “A Guarda Municipal é uma parceira indispensável da Escola e a sua atuação tem fortalecido as políticas públicas do setor, que além de garantir educação de qualidade tem oferecido segurança aos alunos, com o policiamento intensivo e preventivo, garantindo a integridade física de alunos e professores”, pontuou.

Qualquer ocorrência envolvendo alunos ou comunitários no entorno das escolas, a comunidade poderá entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do telefone: 0800 646 3190 ou 153. As ligações são gratuitas. Além disso, a população pode também acessar o email: operacionalgmvg.smds.vg@gmail.com, e formalizar denúncia.

Por: Kátia Passos - Secom/VG