Guarda Municipal capacita diretores de escolas para implantação do projeto Momento Cívico

Educação e Civismo
Guarda Municipal capacita diretores de escolas para implantação do projeto Momento Cívico

No total entre diretores e coordenadores foram capacitados 80 profissionais


03/04/2019    338

A Guarda Municipal promoveu capacitação sobre “Civismo e Patriotismo” para diretores e coordenadores das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município, nesta terça-feira (02), no auditório da Subsecretaria de Educação. As instruções sobre civismo qualificou cerca de 80 profissionais da educação. A ação idealizada tem objetivo despertar a prática do civismo e cidadania na comunidade escolar e integra as atividades do projeto “Momento Cívico”, idealizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias,  na oportunidade foram abordados temas como posicionamento pessoal e das bandeiras em execução dos Hinos, hasteamento e arriamento de bandeiras, formação dos alunos para solenidades e os sinais de respeito a Bandeira e aos demais símbolos nacionais.

“O cronograma ainda inclui aulas práticas de civismo, respeito à bandeira e às autoridades. A proposta é que os valores apresentados pela Guarda Municipal contribuam para a formação dos alunos e se tornem costumes positivos no cotidiano de cada um para melhor qualidade de vida da comunidade local”, frisou o comandante.

Dentro desse contexto, outra iniciativa já foi realizada pela Guarda Municipal com as visitas técnicas nas unidades escolares com a finalidade de aplicar instruções de civismo e patriotismo à comunidade escolar. “A ação abrange alunos da Educação Infantil e  Básica;  Ensino Fundamental I e II, que aprenderão sobre práticas de civismo. O objetivo do projeto ‘Momento Cívico’ é tornar o ambiente escolar mais harmonioso valorizando procedimentos cívicos como patriotas brasileiros”.

O projeto juntamente com o reforço do civismo ofertado nas escolas tem contribuído para a formação de crianças e adolescentes mais patriotas. “Acredito que estamos no caminho de gerar essa consciência patriota. As crianças só vão conseguir entender se ensinarmos, e estamos fazendo isso. Hoje elas têm mais noções sobre o valor cultural de cada hino, a sua história, entre outras peculiaridades”, revela o comandante.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG