Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 10 em Várzea Grande

Saúde e Prevenção
Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 10 em Várzea Grande

A meta é vacinar 61.000 pessoas dos grupos prioritários


05/04/2019    674

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande dará início na próxima quarta-feira (10), à campanha de vacinação nacional contra a gripe. Todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande estarão aplicando as doses nos integrantes dos grupos prioritários. 

Fazem parte desse grupo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas), população indígena, pessoas privadas de liberdade (reeducando e adolescentes internados em medidas socioeducativas), funcionários do sistema penitenciário, além de profissionais da saúde e professores das redes pública e privada. 

O Dia de D de mobilização da campanha será realizado no dia 4 de maio, e a data prevista para encerramento da campanha será no dia 31 do mesmo mês. A previsão é vacinar cerca de 61.000 pessoas que integram os públicos alvos da campanha.

Os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde vão participar nesta sexta-feira, 05, de um curso de capacitação onde receberão as orientações técnicas acerca da campanha nacional, organização, distribuição e como se deve proceder ao ministrar as doses nos indivíduos aptos a receberem a vacina.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão procurar qualquer um dos postos e centros de saúde públicos de Várzea Grande. Conforme a gerente da Vigilância Epidemiológica, Relva Cristina de Moura, a meta este ano é vacinar pelo menos 95% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Ela explica que neste primeiro momento, para iniciar a campanha, o Município de Várzea Grande recebeu 14.000 doses da vacina. À medida que o estoque for acabando novas doses serão solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Recebemos até o momento 10 % das doses para vacinação dos grupos prioritários. Todos os postos de saúde de Várzea Grande irão vacinar exceto a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA do Ipase), Pronto-Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas (Postão). O dia D será no dia 04 de maio, num sábado em período integral”, enfatiza a gerente.

Relva ressalta que a vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. E afirma ainda que para atender aos professores, foi firmada uma parceria entre o Município, a Secretaria de Educação e a Assessoria Pedagógica do Estado. “Eles vão ajudar na divulgação e convocar os profissionais para participar da imunização”.

Influenza - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. Outra forma de transmissão do vírus é através das mãos que após tocarem em superfícies recém-contaminadas por secreções respiratória podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença é causada pelos vírus influenza A, B e C e pode levar ao agravamento e óbito de pessoas que apresentem fatores ou condições de risco.

Por: Letícia Kathucia - Secom/VG