A Prefeitura de Várzea Grande tem realizado uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana da cidade. São serviços de pintura de faixas e meios fios, instalações de placas, que buscam proporcionar maior segurança viária aos pedestres e condutores de veículos, e também reforço a sinalização vertical e horizontal. De um total de 100 bairros selecionados para receber este serviço neste primeiro semestre, 35 foram realizados os serviços.

Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes é necessário reforçar os serviços de revitalização da sinalização, principalmente agora neste final de período chuvoso para dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

“Vias importantes já estavam com a sinalização desgastada. A cidade está passando por uma importante fase de reestruturação e ordenamento urbano e estamos neste momento readequando toda essa parte de sinalização viária”, afirmou Breno Gomes, informando ainda que fazem parte da revitalização viária as faixas de pedestres, sinalizações horizontais e verticais, e pintura de meio fio, entre outros serviços.

A medida tem por objetivo, promover a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, informa o secretário. “Realizamos a manutenção de 70 cruzamentos e já implantamos 40 novas placas em locais com cruzamentos. Até o momento já foram contemplados 35 bairros com esses serviços. Na região central o trabalho já foi concluído. Pretendemos atingir ainda neste primeiro semestre, 100 bairros de Várzea Grande. Nesta semana vamos pinta meios fios das Avenidas FEB, Couto Magalhães, Filinto Muller, Pedro Pedrossian e Mário Andreazza, avenidas estas já com suas sinalizações já revitalizadas. A  Filinto Muller ainda com obras em andamento. A ação visa também melhorar a sinalização das vias públicas, além de deixar a cidade mais limpa e segura”, explicou o secretário.

Como explica Breno Gomes, a pintura do meio fio é uma ação complementar aos serviços de limpeza urbana, e é realizada após o trabalho de varrição, poda de árvores e a coleta de entulhos. “A pintura é realizada dentro de uma programação pré-determinada e também atende as necessidades de urgências, em regiões que necessitam ser realizadas em determinadas frentes de trabalho operacional. Essa ação será realizada em todas as avenidas de Várzea Grande, e é um trabalho de preparação da cidade, que estará completando os seus 152 anos de fundação, no dia 15 de maio”.

As Avenidas Eduardo Gomes, por exemplo, recebeu serviços de pintura da via, com sinais laterais, marcação de eixo central, 12 quebra-molas e três faixas de pedestre. A Rua Mem de Sá foi contemplada com pinturas de faixas laterais, eixo central com pinturas refletida em toda a sua extensão. As melhorias também foram sentidas pelos moradores dos bairros Ipase e Nossa Senhora da Guia que recebeu três faixas de pedestres nas vias de acesso ao bairro.