Comunidade do Sadia III recebe em maio “Mutirão Rural da Cidadania”

Cidadania
Comunidade do Sadia III recebe em maio “Mutirão Rural da Cidadania”

A ação será realizada no dia 4 de maio e integra a programação alusiva aos 152 anos de Várzea Grande


17/04/2019    355

Várzea Grande prepara mais uma edição do ‘Mutirão Rural da Cidadania’. O evento, que está sendo realizado na cidade pela sexta vez, vai retornar à comunidade do Sadia III com ações de cidadania e serviços à população concentrada na zona rural. A ação será realizada no próximo dia 4 de maio, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Bianka Lorena da Rocha Capilé’, das 7h30 às 16h, e integra a programação alusiva aos 152 anos de Fundação de Várzea Grande.

Essa, que é a primeira edição do ano do Mutirão Rural de Várzea Grande, é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural - Senar, e órgãos públicos do poder estadual. “Há quatro anos os mutirões rurais vêm sendo realizados pela prefeitura e seus parceiros,  possibilitando a presença efetiva do poder público na área rural com políticas e ações que viabilizem um modelo de produção sustentável e a oferta de serviços para pessoas que estão distantes do Centro e que dedicam a maior parte de sua rotina à produção de alimentos”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

A secretária reforça ainda que as populações rurais precisam de atenção especial quanto aos serviços sociais e de saúde e nessas localidades também se encontram pequenas propriedades da agricultura familiar às quais também precisam de assistência técnica especializada.

“Ações como esta em que os poderes públicos e entidades como o Senar se unem para levar cidadania a quem mais precisa, ajudam a melhorar a qualidade de vida nos locais e a universalizar serviços essenciais e promover a cidadania”, completou Helen. O Sadia III é uma comunidade antiga e de tradição na produção de alimentos, especialmente legumes e frutas.

Entre os serviços oferecidos estarão atividades esportivas com educador físico, atividades artísticas, palestras técnicas, emissão de carteira de trabalho e carteira do pescador, emissão de fotografia 3X4, emissão de Cadastro de Pessoa Física e carteira de identidade (segunda via), atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, vacinação, vacinação de animais, teste rápido de HIV, glicemia e Hepatites B e C, confecção do cartão do SUS, cadastro do Bolsa Família e Bolsa Idoso, atividades recreativas para crianças, palestras educativas, orientações ao consumidor e orientações de trânsito, palestras sobre drogas, registro tardio (certidão de nascimento), divórcios amigáveis, pensão alimentícia, mudas de árvores nativas e frutíferas, e tudo que estiver relacionado à Justiça.

Além dos serviços de saúde e emissão de documentos, o mutirão irá atender outras necessidades da população da zona rural. Será feito um trabalho com as secretarias municipais de Serviços Públicos e de Viação, Obras e Urbanismo como patrolamento, encascalhamento, limpeza da área pública e retirada de entulhos e troca de lâmpadas.

Já foram realizadas, em Várzea Grande, outras edições do Mutirão Rural beneficiando o Sadia III, o Distrito de Bonsucesso, evento que contemplou também os moradores da Praia Grande e Pai André,  Capão Grande e Sadia I.

Por: Marianna Peres - Secom/VG