Ouvidoria Cidadã cumpre meta de atendimento ao cidadão neste primeiro trimestre do ano

Atendimento ao Cidadão
Ouvidoria Cidadã cumpre meta de atendimento ao cidadão neste primeiro trimestre do ano

O telefone gratuito disponível a população é o 0800 647 4142


17/04/2019    374

A Ouvidoria Cidadã – órgão de controle interno – vinculado a Controladoria Geral do Município de Várzea Grande registrou neste primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março), 171 demandas feitas pela população por meio da linha telefônica gratuita 0800 647 4142, e-mail, ou de modo presencial, e destas, 157 foram prontamente atendidas e 14 justificadas; cujos atendimentos estão em processo de encaminhamento e resoluções.

De acordo com o indicador de resultados, a Secretaria Municipal de Serviços públicos e Mobilidade Urbana recebeu 77 e executou 73 ações. A secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo teve 10 solicitações registradas e realizou 8 serviços; a Secretaria de Saúde recebeu 12 e concluiu 5; e a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer teve 16 solicitações e executou 15.

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável (15), Gestão Fazendária (11), Viação Obras e Urbanismo (10), Administração (8), Assistência Social (5), Departamento de Água e Esgoto (4) e Procuradoria Geral (3), atenderam todas as demandas recebidas.

Já as secretárias de Comunicação Social, Defesa Social, Planejamento, Gabinete da Prefeita e Governo, não tiveram demandas computadas.

Para o Controlador Geral, Kleber Ferreira Ribeiro, os resultados acima demonstram o crescimento no número de acessos à informação e solicitação de demandas, além da celeridade nas respostas ao munícipe, onde a Ouvidoria Cidadã tem realizado o seu papel com eficácia e transparência. “Além da celeridade nas respostas dada aos munícipes, a Ouvidoria Cidadã tem cumprido o seu papel, que é o de ser o interlocutor da população que busca atendimento e que espera por uma resposta positiva. Todas as demandas que chegam até a nós são codificadas e encaminhadas as secretarias de origem para que estas possam fazer o atendimento de imediato, ou havendo a necessidade estabelecer um prazo para a execução da ação, ou de uma questão eminente”, informou.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato a Controladoria Geral do Município tem sido interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos de qualidade”.

O Controlador Geral, Kleber Ferreira Ribeiro lembra ainda que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande fechou 2018 com todas as metas cumpridas no que foi estipulado pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O município atingiu no mês de dezembro 97,44% do percentual de respostas dadas aos cidadãos, onde a projeção estabelecida para este final de ano era de 92,49% de resolutividade.

“Cumprimos ao longo de 2018 todas as determinações contidas no Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o TCE, na adequação do Portal de Transparência, em conformidade com a Lei de Acesso a Informação. A evolução do sistema de informação é computada mensalmente, onde são codificados os dados referentes às solicitações e os índices de resolutividade de cada setor. Neste ano de 2019 vamos trabalhar para melhorar ainda mais esse percentual”, completou.  

PROGRAMA - O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é de introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

SERVIÇOS: Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link www.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 41 42; pelo e-mail: ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br ou ainda presencial ou por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro sul, CEP- 78125-700, sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

Por: Kátia Passos - Secom/VG