Estudantes da rede municipal participam de aula de educação ambiental no Parque Flor do Ipê

Meio Ambiente
Estudantes da rede municipal participam de aula de educação ambiental no Parque Flor do Ipê

Participam do projeto Plantar e Cuidar 24 escolas municipais


23/04/2019    233

Alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande, que participam da edição 2019 do Projeto 'Plantar e Cuidar', promovido pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, estão tendo a oportunidade de realizar atividades e conhecer o potencial de um dos mais belos parques de Várzea Grande. As atividades do Projeto tiveram inicio no dia 5 de abril e seguem até outubro.

O Parque Natural Municipal Flor do Ipê, localizado no bairro de mesmo nome, próximo à ponte Sérgio Motta, na região do grande Cristo Rei, tem uma área total de 19 hectares, dos quais 4 ha de trilhas suspensas dentro da mata, onde é possível fazer a contemplação de diversas espécies de plantas nativas da extinta várzea, árvores, flores e toda a fauna silvestre, como diversas espécies de pássaros e mamíferos de pequeno porte (macacos, esquilos, tamanduá-mirim) entre outros.

Por ser um local amplo e com infraestrutura favorável para receber os alunos, o Parque Flor do Ipê, pelo segundo ano consecutivo, está sendo o local para atividades extraclasse e aulas de campo de alunos de 24 unidades escolares inscritas no Projeto 'Plantar e Cuidar': Plantio de Mudas como Instrumentos de Aprendizagens para o Ensino Fundamental na Área de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Para a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias, o Parque Natural Flor do Ipê criado em 2016, assegura o compromisso da gestão municipal de Várzea Grande em garantir a conservação para as próximas gerações de um espaço rico em biodiversidade e hoje quase extinto, que é a várzea, além de estruturar a área para agregar como opção de lazer com segurança aos moradores da região, com a vantagem de estar localizada em frente ao Batalhão da PM. Helen asseverou porém, que o público frequentador deve respeitar o ciclo natural do ecossistema existente e, por isso, o Parque Natural tem regras mais rígidas, entre elas, horário para abrir e fechar, restrição quanto ao barulho e tipos de eventos a serem realizados.

De acordo com os coordenadores da Educação Ambiental, as atividades tiveram início com 30 alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antonio Gomes da Cruz, do bairro Jardim  Glória, com atividades contando com a parceria da Superintendência de Esportes, na orientação dos profissionais de Educação Física para gincanas e práticas esportivas e com a Superintendência de Cultura que promovem apresentações de peças teatrais com temáticas sobre sustentabilidade da trupe “Se qué vê escuta”, além de passeio pela trilha suspensa de 750 metros, identificando a fauna e flora, recebendo orientações sobre os cuidados com o meio ambiente, a importância da arborização e dos parques nas cidades, recebem orientações sobre plantas e finalizam as atividades com o plantio de mudas de ipê.

O secretário Silvio Fidelis destacou que o Projeto 'Plantar e Cuidar' reforça a proposta pedagógica de aprendizagem dos conteúdos da Botânica, Ecologia e Educação Ambiental que permeiam o ensino de ciências naturais, além de promover o sentimento de cidadania, trabalho em equipe e a prática da multidisciplinaridade para os alunos da rede pública municipal.

“O Projeto quer proporcionar e desenvolver com o aluno um espaço onde ele possa se sentir sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio ambiente em que vivemos , oportunizando assim práticas educativas no plantar, no cuidar da flora e conhecer a fauna do parque, dentro de uma visão interdisciplinar nos aspectos que permeiam a Educação Ambiental. Isto permitirá adquirir conhecimentos e despertar o sentimento de cidadania ativa e consciente, entendendo que todos nós somos responsáveis por um ambiente equilibrado”, afirmou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG