Guarda Municipal divulga balanço de ações realizadas em março

Segurança
Guarda Municipal divulga balanço de ações realizadas em março

Somente no mês de março foram realizadas 10.209 ações, com destaque para as notificações de infrações as Leis de Trânsito


25/04/2019    361

A secretaria de Defesa Social de Várzea Grande divulgou o balanço das atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal, durante todo o mês de março. De acordo com os dados operacionais foram realizados no mês março 10.209 ações, destas 7.096 foram referentes às notificações de infrações às Leis de Trânsito; 1.161 alunos atendidos pelo programa de Educação para o Trânsito; 1.146 atendimentos feitos pela Junta Militar; 640 rondas preventivas realizadas nas unidades escolares; 119 atendimentos de acidentes de trânsito sem vítimas; 29 atendimentos junto a Defesa Civil e 18 registros de ocorrências policiais.

De acordo com o secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, a atuação da Guarda Municipal  teve um aumento, principalmente, no que tange aos autos de infrações no trânsito. “Embora a Guarda Municipal tenha trabalhando a conscientização, os motoristas ainda não estão respeitando as Leis de Trânsito e acaba cometendo várias imprudências, o que tem ocasionado o aumento das autuações. Várias vias importantes da cidade tiveram mudanças na redução da velocidade, por exemplo, na  Avenida da Feb só pode transitar no máximo a 60km por hora, e ainda assim motoristas desrespeitam o limite de velocidade, fora as outras infrações como dirigir sem usar o cinto de segurança, ou dirigir falando ao celular", destacou.  

O comandante explicou que a Guarda Municipal tem trabalhado no reordenamento do trânsito, com uso de equipamentos de tecnologia, como o radar eletrônico, operações da ‘Lei Seca’ com o uso de bafômetros, e também punindo os motoristas que insistem em estacionar em locais proibidos como vagas de idosos, ou obstruindo passagem de carros em garagens . “Várias dessas ações são executadas em parceria com as Polícias Militar, Rodoviária Federal e Estadual, e pela Polícia Judiciária Civil”.  

Ainda dentro do reordenamento do trânsito em Várzea Grande, a Guarda Municipal, desta vez em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, tem restringido o tráfego de veículos pesados – caminhões e carretas – dentro do perímetro urbano. A intenção é elaborar um projeto de lei que regulamente o tráfego, e determine os horários e locais permitidos.

“Muitas empresas localizadas no perímetro urbano, não possuem estacionamentos próprios para caminhões para descarga de produtos, daí a necessidade da regulamentação por Lei para definição de horários, para não obstruir o trânsito principalmente na Região Central”.

A partir de 1º de junho, a fiscalização por meio de radar móvel será estendida à Avenida Aleixo Ramos, mais conhecida como Estrada da Guarita, que também terá monitoramento de velocidade, com o máximo de 60km por hora. Desde o início do ano, as Avenidas da FEB, 31 de Março e Filinto Muller já estão com o tráfego monitorado via radar móvel.

Por: Kátia Passos - Secom/VG