Servidores que integram a Rede de Territórios são capacitados nas comemorações do dia Mundial da Educação

Integração
Servidores que integram a Rede de Territórios são capacitados nas comemorações do dia Mundial da Educação

Integram a Rede secretarias municipais, conselhos, universidades e entidades


29/04/2019    365

O Dia Mundial da Educação foi comemorado neste domingo (28), e para marcar a data a Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande, promoveu na última sexta-feira (25), no Centro Universitário Univag, uma capacitação voltada para servidores das Secretarias de Educação, Assistência Social, Defesa Social e Saúde, além de integrantes de associações e organizações da sociedade civil que prestam algum tipo de serviço ligado ao esporte, lazer, cultura e educação às crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social.  A formação também contou com a participação de servidores das secretarias estaduais.

Durante o evento foram realizadas várias atividades dentre eles dinâmicas, apresentações de guias de oportunidades, além de palestra que neste ano teve como tema “Desafios e Oportunidades do Território” - uma vez que muita das entidades que realizam trabalho social se quer tem uma sede própria, mas que ainda assim realizam parcerias e ocupam espaços das escolas para realizarem as suas atividades.  

A Guarda Municipal é um desses exemplos. O grupo que desenvolve o projeto “Arte de Proteger” realiza nas escolas da rede pública espetáculo de teatro de fantoche, onde aborda os mais variados temas. “A nossa missão é buscar uma maior interação entre os estudantes e os agentes da Guarda Municipal enfocando temas da atualidade e também orientações básicas como atenção no trânsito e cuidados com a casa na prevenção de doenças como a dengue”, informou a coordenadora do projeto Inês Guimarães.

Quanto à importância da formação, a coordenadora lembra que é importante que os participantes da Rede tenham essa aproximação e formação continuada, pois é também uma oportunidade dos grupos de planejarem ações integradas para melhorar o atendimento as crianças e adolescente do município.

HISTÓRICO - A Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande é uma articulação entre diversos setores que procura desenvolver ações integradas para fortalecer a Educação Integral. Nasceu em 2015 de um projeto piloto que vem sendo desenvolvido em Várzea Grande, São Luiz no Maranhão, Aquiraz no Ceará e recentemente em Cuiabá.

Uma das finalidades da Rede é potencializar o capital social e ampliar o acesso a diferentes formas de aprendizagens, além de conscientizar a população local de que políticas públicas são do município e voltadas para crianças e adolescentes.

Em 2016 um pacto de compromisso pela Educação Integral foi assinado pelas Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde do Município, Defensoria Pública do Estado, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e do Serviço Social do Centro Universitário de Várzea Grande, Fundação Itaú Social e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, a fim de estimular a participação efetiva da população no desenvolvimento social e integral da criança e do adolescente, de modo a construir relações socialmente justas no município.

Por: Kátia Passos - Secom/VG