Prefeita recebe visita da bandeira em comemoração aos 152 anos de Nossa Senhora da Guia

Tradição

Emoção e Fé marcaram a passagem da bandeira pelo Paço Municipal

30/04/2019    440

Mantendo a tradição, a prefeita Lucimar Sacre de Campos e o vice-prefeito José Hazama receberam a bandeira de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (30) no Paço Couto Magalhães. A comitiva da Igreja Católica de Nossa Senhora do Carmo composta pelo padre Marcos Reis, o rei Gildenor Anselmo de Menezes, a rainha Juliana Thomazini Vargas, e os alferes de bandeira percorreram por todas as dependências das secretarias municipais, com bênçãos e louvores.

“É com muita honra que mais uma vez estamos recebendo a bandeira da padroeira da nossa cidade, aqui na Prefeitura, que nos traz muita paz, alegria e harmonia com as bênçãos. Mais que uma tradição, a presença de Nossa Senhora da Guia é um momento de emoção, fé e de religiosidade”, disse a prefeita.

Lucimar Campos disse que Nossa Senhora da Guia é orientadora de todos os várzea-grandenses. “Espero que as bênçãos trazidas ao Paço Municipal Couto Magalhães possam iluminar nossas decisões do dia-a-dia e alegrar os corações de todos os servidores municipais”, destacou a prefeita lembrando que a festa de Nossa Senhora da Guia abre oficialmente a programação oficial do aniversário de 152 anos de Várzea Grande.

O padre Marcos Reis disse que a programação festiva de Nossa Senhora da Guia deu início no dia 8 de março, e desde então os festeiros tem realizado diversas ações como a passagem da bandeira por várias localidades, visita as comunidades e novenas. “A passagem da bandeira percorrendo as casas, o comércio e os órgãos públicos têm mais de 120 anos de tradição, e a romaria acontece desde quando Várzea Grande ainda era distrito de Cuiabá”, disse o pároco lembrando que no dia 5 de maio será realizada a grande festa em louvor a nossa Senhora da Guia, no Centro de Evangelização Padre Aldacir Carniel (Cepac).

Prestigiaram a passagem da bandeira pelo Paço Municipal todos os secretários municipais e os presidentes de autarquias, além da presença de vereadores, e servidores municipais.

HISTÓRICO - Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”, que significa “Condutora”, “Guia” de Jesus desde a infância até o início de sua vida pública, consequentemente invocada como guia e protetora do povo de Deus.

São diversos os locais onde Nossa Senhora da Guia passou a ser venerada. Via de regra a Virgem Maria encontra-se sentada, segurando o Menino Jesus como que o amparando, mas diversos outros ícones da Virgem da Guia variam conforme a localidade e os costumes. Representações mais recentes apresentam Maria a meio corpo, vestida com uma túnica branca e um manto azul. Sobre a cabeça um véu branco e as mãos unidas em oração. Há outras representações que variam, algumas delas apresentam-na com uma estrela em uma das mãos simbolizando a Estrela Guia que conduziu os Reis Magos até a manjedoura onde se encontrava o Menino Jesus.

No Brasil sua difusão deve-se aos portugueses, que trouxeram a devoção de Portugal, onde a festa comemora-se junto com Nosso Senhor do Bonfim.

PROGRAMAÇÃO:

05h30 – Alvorada, fogos e músicas marianas

8h00 – Precisão – saída da Igreja de Nossa Senhora da Guia

9h30 – Missa Festiva no Centro de Evangelização e Eventos Padre Aldacir Carniel (Cepac)

11h30 – Feira Gastronômica, artesanal e cultural.

12h30 – Apresentação da Orquestra do Instituto Jaiminho

15h00 – Apresentação artística e cultural