Guarda Municipal recebe uniformes novos nos 152 anos de Várzea Grande

Novos vestiários
Guarda Municipal recebe uniformes novos nos 152 anos de Várzea Grande

O kit operacional é formado por uma calça, duas camisetas brancas, uma gandola (parte de cima, blusão) e um gorro. O traje de passeio vem com uma calça social, um cinto, uma camisa, uma boina e coturno.


08/05/2019    411

A Guarda Municipal de Várzea Grande apresenta no próximo dia 15, durante o desfilo cívico-militar alusivo aos 152 anos de fundação da cidade, o seu novo fardamento operacional, composto de um conjunto completo de vestuário e um par de coturnos impermeável. Os kits foram entregues ontem à corporação e fazem parte de um investimento global de pouco mais de R$ 100 mil, realizado pela prefeitura.

A renovação do fardamento é anual - conforme lei que regulamenta a Guarda Municipal de Várzea Grande - e vem sendo cumprida desde 2015. Para este ano a novidade está no modelo do coturno que passa a ser impermeável - característica que amplia o conforto dos agentes - e na aquisição inédita de um fardamento de passeio. Todos os 148 agentes municipais de segurança receberam os dois kits.

Como explica o secretário municipal de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, o kit operacional é formado por uma calça, duas camisetas brancas, uma gandola (parte de cima, blusão) e um gorro. O traje de passeio vem com uma calça social, um cinto, uma camisa e uma boina.

O comandante explica ainda que até meados desse ano a Guarda Municipal estará equipada com novas armas e munições. “Está sendo aberto um processo licitatório para compra de carabinas, munições anti-motim, escudo de proteção, gás lacrimogêneo e pistolas de eletrochoque”. Das carabinas ‘12’ serão adquiridas 15 unidades. O restante dos equipamentos, conforme completa Homero, terá suas quantidades definidas após a apresentação dos valores por parte das empresas interessadas.

“Vamos fechar 2019 com a munição reforçada e com uniformes novos. Mais do que proteção aos agentes, os novos equipamentos garantem conforto para a rotina de rua da nossa corporação”, pontuou.

Homero lembrou ainda que nos últimos anos a prefeitura municipal vem constantemente aparelhando a Guarda Municipal e proporcionando condições para capacitação a atualização dos recursos humanos. “É um conjunto de ações que aprimoram e aperfeiçoam os serviços prestados pela Guarda Municipal. De nada adianta ter efetivo sem equipamentos, e ou, sem qualificação. Hoje temos condições plenas de atuação, graças ao reconhecimento ao nosso trabalho e aos investimentos que estão sendo feitos, inclusive, na locação de uma sede ampla, como a que temos agora”.

Por: Marianna Peres - Secom/VG