A “Escola Evolutiva na Construção da Excelência” foi o tema de destaque do tradicional Desfile Cívico-militar deste ano na Avenida Couto Magalhães, em homenagem aos 152 anos de Fundação de Várzea Grande. Carros alegóricos, Fanfarras e vários pelotões de estudantes desfilaram contando ao público e autoridades presentes, através de adereços e alegorias em evolução na avenida, um pouco da trajetória exitosa das ações desenvolvidas pela rede pública municipal de Ensino de Várzea Grande.

Preparada com muito cuidado e dedicação e atenção aos detalhes pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento trouxe como tema a evolução e os avanços alcançados pela rede municipal de ensino, na construção de uma escola pública democrática, inclusiva e de qualidade social implementada nesses últimos quatro anos sob a gestão Lucimar Sacre de Campos.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, o desfile das escolas teve o objetivo de mostrar ao público presente as ações que estão sendo realizadas nas unidades escolares, experiências exitosas com resultados efetivos na melhoria do ensino aprendizado ao longo desses anos como o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, que atualmente atende alunos de 17 escolas com atividades de contra turno escolar.

Após a apresentação dos militares do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil, o carro alegórico da EMEB Honorato Pedroso de Barros abriu o desfile das escolas seguido pelo primeiro pelotão dos alunos da EMEB Rita Auxiliadora com as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Várzea Grande. Em seguida a Banda Municipal se apresentou e com um recuo estratégico em frente ao palanque, acompanhou a passagem de todas as escolas.

Com a faixa “Nossos Valores”, o segundo pelotão com os alunos da EMEB Rita Auxiliadora da Cunha apresentaram o estandarte “Selo de Qualidade” com valores relacionados ao compromisso com a Democratização, inovação, mudança, empreendedorismo, valorização da cultura, ética, interação, diversidade, meio ambiente, entre outros.

O terceiro pelotão trouxe os alunos da EMEB Maria Barbosa Martins com a faixa “Nossa missão: Garantir o Direito de Aprender com Qualidade” e 82 estudantes desfilando representando as 82 unidades escolares do município beneficiadas com a uniformização completa, garantindo a identificação e segurança dos estudantes.

O quarto pelotão e quinto pelotão vieram com o carro alegórico e alunos da CMEI Isabel Pinto de Campos apresentando a faixa: “Educação Infantil – Construindo um novo tempo” mostrando que o município conta atualmente com 22 Centros Municipais de Educação Infantil.

O sexto pelotão apresentou 40 crianças da educação infantil vestindo becas de formatura com capinhas e chapéu, simbolizando o encerrando da primeira etapa na vida estudantil. Em seguida, a fanfarra dos alunos da Lenine de Campos Póvoas formaram o sexto pelotão com adereços com a temática do transporte escolar, totalizando 36 alunos.

Os alunos da EMEB José Estejo de Campos destacaram a Merenda Escolar com oito milhões de refeições servidas por ano nas escolas da rede pública municipal, alimentação elaborada seguindo rigorosamente as recomendações nutricionais do guia alimentar estabelecido pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Quarenta alunos se apresentaram com vestimentas de mestre cuca e adereços de cozinha.

A fanfarra premiada da EMEB Senhora Dirce Leite de Campos veio logo em seguida apresentando os alunos do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, destacando o diferencial desse Programa na Metodologia das Oficinas, que merecem reconhecimento público por despertar e manter o entusiasmo dos alunos no Processo Educacional promovido nas escolas de Várzea Grande.

Em seguida, alunos de várias escolas representaram as diversas oficinas ofertadas aos alunos da rede municipal como Teatro, Dança, Informática, Esporte, Arte/Artesanato, Manuseio da Terra e Apoio a Aprendizagem. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, que tem como base o princípio de integração social com a aplicação de 12 lições trabalhando a dinâmica em grupo, técnicas para resistir pressões dos amigos e da mídia quanto ao uso de drogas e a prática de violência, maneiras de lidar com o estresse e  promoção da autoestima  também foi lembrado com faixa, camisetas e grito de guerra.

O Núcleo Tecnológico Municipal – NTM, que tem o objetivo de criar e potencializar o conhecimento em rede para a formação contínua dos profissionais das 82 escolas públicas e suas respectivas comunidades foi destaque com carro alegórico com temática hi-tec com telão de Led.

A fanfarra da EMEB Irenice Godoy de Campos se apresentou, trazendo o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho, Centro “João Muleta” como é popularmente conhecido, como referência em Mato Grosso no atendimento multiprofissional para os alunos da rede pública municipal. A valorização Étnico racial também não foi esquecida, representada por 60 alunos com belíssimas vestimentas e adereços da cultura afro-brasileira e indígena.

Em seguida, alunos da fanfarra da EMEB Lúcia Leite Rodrigues destacaram os projetos e parcerias promovidas pela Prefeitura, com alunos representando o UNIVAG, o Projeto Fortalecer, a Controladoria Geral da União (CGU ) com o projeto Um por todos, todos por um, Ministério Público (MP) - Prevenção começa na Escola (grupo teatral), SEBRAE, PROCON e REDE CIDADÃ.

O Esporte municipal foi representado pelos alunos do Funcional Kids, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva e promover a integração entre as escolas, combatendo o sedentarismo e obesidade infantil, com atletas desfilando com medalhas e troféus conquistados em disputas esportivas. O Esporte levou para a passarela os alunos do Projeto Qualidade de Vida, que promove ações que visam aprimorar as vivências dos servidores públicos municipais com atividades laborais, assim  como a terceira idade e todas as pessoas que procuram qualidade de vida, através de aulas de Zumba, Ginástica Funcional e Localizada.

Finalizando a apresentação com a animação do pessoal da Superintendência de Cultura, que destacou as várias nuances da cena cultural várzea-grandense. Representando a valorização e fomento dos produtores culturais nas mais variadas expressões artísticas de Várzea Grande. Mostrando também as ações desenvolvidas na Casa de Artes, que oferece os cursos de Corte e costura, Violão, Desenho e pintura em tela, Bordado, Teclado e Rede de tear, além da promoção do Sarau Várzea-grandense, com apresentações das mais variadas expressões artísticas culturais da terra.

O desfile foi encerrado com toda a equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer cantando a música Aquarela do Brasil, e um pelotão representado por todos os servidores públicos municipais, além da demonstração dos projetos socioassistenciais, idealizados pela secretaria Municipal de Assistência Social.